Práticas e interação com pacientes marcam Dia do Fisioterapia na Unijuí - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com ">

Práticas e interação com pacientes marcam Dia do Fisioterapia na Unijuí

14 de outubro de 2021

Nesta quarta-feira, dia 13 de outubro, é comemorado o Dia do Fisioterapeuta e o curso de Fisioterapia da Unijuí aproveitou para marcar a data. Os profissionais e os acadêmicos tiraram fotos com os pacientes que estão em reabilitação no Complexo 3 da Unijuí Saúde, onde se localiza a Clínica Escola de Fisioterapia e o Centro Especializado em Reabilitação Física, Intelectual e Visual – CER III/Unir.

O curso de Fisioterapia da Unijuí possui mais de 20 anos de história e tem como um de seus diferenciais o campo de prática, para que os acadêmicos conheçam, a partir do contato, a sua futura profissão. Dessa forma, os egressos são preparados para atuar na prevenção, diagnóstico fisioterapêutico e reabilitação de disfunções do corpo humano.

Segundo a coordenadora do curso, professora doutora Simone Zeni Strassburger, a profissão está abrangendo diversas áreas, abrindo, desse modo, diferentes formatos de atuação do profissional. “Existem, atualmente, 15 especialidades reconhecidas pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, então, certamente é uma profissão muito promissora e que tecnologia nenhuma pode substituir”, comenta.

A professora explica que a Clínica Escola de Fisioterapia possui muitos pacientes que tiveram que fazer fisioterapia por causa da covid-19. “A pandemia trouxe um novo significado à nossa profissão. Aqui na Unijuí, por exemplo, possuímos uma atuação forte na reabilitação dos pacientes pós-covid, onde fizemos a reabilitação e devolvemos qualidade de vida aos que ficaram com sequelas respiratórias e neurológicas”, acrescenta.

Tanto na Clínica Escola de Fisioterapia quanto no CER III/Unir, os acadêmicos realizam intervenções e atendimentos sob supervisão de seus professores. “Nós conseguimos  oportunizar aos nossos estudantes vivências interprofissionais e interdisciplinares de pacientes com deficiência intelectual, visual e física, sendo esse um diferencial que qualifica a graduação do acadêmico”,  explica a professora.

A professora finaliza afirmando que o fisioterapeuta é um profissional comunicativo e empenhado. “O fisioterapeuta precisa gostar da convivência com as pessoas, ser empático e responsável, porque às vezes trabalhamos com situações em que o paciente precisa de um olhar acolhedor e, por isso, precisa ser um profissional humanizado”, conclui.

Para quem deseja cursar Fisioterapia, a Unijuí está com inscrições abertas para o Vestibular de Verão. Mais informações em unijui.edu.br/vestibularpresencial.

Gabriel R. Jaskulski, estagiário de Jornalismo

 

Vestibular Unijuí 2022

14 de outubro de 2021
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados