Programa de Doutorado Sanduíche abre inscrições - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com

Programa de Doutorado Sanduíche abre inscrições

17 de dezembro de 2020

A Vice-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí lançou quatro editais que dispõem sobre a inscrição e a seleção de estudantes de Doutorado ao Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE/Capes). As seleções são destinadas aos alunos de Doutorado em Direitos Humanos, Desenvolvimento Regional, Educação nas Ciências e Modelagem Matemática e Computacional. Este link dá acesso aos editais.

Para cada curso, serão destinadas duas bolsas de estudo, com duração de seis meses cada. Interessados têm até as 17h do dia 1º de março para se inscrever junto ao Escritório de Relações Internacionais da Unijuí, localizado na biblioteca do Campus Ijuí, ou por meio do e-mail eri@unijui.edu.br.

“A experiência do Doutorado Sanduíche foi tão extraordinária que me interroguei, várias vezes, se foi realidade ou apenas um sonho”, declara o doutor em Educação nas Ciências pela Unijuí, Tércio Inácio Jung, que iniciou em 2016 o seu curso, sob orientação do professor José Pedro Boufleuer. Ele buscava aprofundar os estudos sobre a universidade pública brasileira e encontrou no educador uma referência em estudos sobre Habermas e a sua Teoria do Agir Comunicativo.

Em 2017, quando chegou o momento da apresentação do projeto de tese, Tércio retomou o diálogo com o professor Walter Frantz, que desde o início o desafiou a pensar numa imersão na Alemanha – algo que possibilitaria estudar a teoria de Habermas na língua original e entender melhor a estrutura e a história da universidade alemã. “Topei na hora, empolgado com a ideia, mas, no fundo, eu sabia que seria bem difícil passar de uma ideia. Felizmente, eu estava enganado”, conta o doutor.

Em agosto de 2018, Tércio partiu para o Doutorado Sanduíche na Universidade de Osnabrück, na Alemanha, onde desenvolveu diferentes atividades relacionadas à sua pesquisa, o que implicou na busca por mais aulas de alemã. “Dentre as atividades voltadas diretamente à pesquisa, destaco o estudo sistemático feito na Biblioteca da Universidade de Osnabrück, em outras bibliotecas da Alemanha e em casa, buscando publicações na língua alemã referentes ao meu tema de pesquisa. Além disso, mantive encontros com o professor Gyoergy Szell, co-orientador da tese”, conta o jovem, que também teve a oportunidade de participar de seminários e eventos ofertados pela universidade, cidade ou por outras instituições. Todas estas experiências contribuíram para a escrita da sua tese, cuja defesa aconteceu em abril de 2020.

“Costumo dizer que a tese eu poderia ter escrito no Brasil. Mas produzi-la na Alemanha e ‘com a Alemanha’ teve e tem um valor e um sentimento imensuráveis”, afirma.

Estudantes selecionados recebem uma bolsa de estudos que conta com mensalidade, auxílio-deslocamento, auxílio-instalação e auxílio seguro-saúde. O aluno tem a possibilidade de escolher o País de destino, onde desenvolverá a sua pesquisa. É importante lembrar que o candidato precisa estar preparado em uma língua estrangeira, já que o programa exige prova de proficiência.

Mais informações podem ser obtidas no Escritório de Relações Internacionais, pelo telefone 3332.0329, pelo e-mail eri@unijui.edu.br ou pelo site do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior.

Vestibular Verão 2021 Unijuí

23 de outubro de 2020
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados