Projeto Balneabilidade aponta três pontos impróprios para banho nesta semana - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com ">

Projeto Balneabilidade aponta três pontos impróprios para banho nesta semana

20 de janeiro de 2023

O sexto boletim do projeto Balneabilidade da temporada 2022/2023, divulgado nesta sexta-feira (20/1) pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), aponta três pontos impróprios para banho:

  • Santa Vitória do Palmar – Balneário do Porto – Lagoa Mirim
  • São Jerônimo – Praia do Encontro – Rio Jacuí
  • Tapes – Balneário Rebelo – Laguna dos Patos

No total, 90 pontos são monitorados em 43 municípios. Para conferir a tabela completa dos locais analisados, clique aqui.

Sobre o projeto

O Balneabilidade é um projeto realizado pela Fepam desde 1979 e integra o programa RS Verão Total do governo do Estado. Os dados das análises das águas são divulgados sempre às sextas-feiras, no site e nas mídias sociais da Fepam, até 24 de fevereiro.

Os avisos de local próprio ou impróprio estão em destaque em placas informativas fixadas nos pontos de coleta e análise da água. O aviso de impróprio significa que as pessoas devem evitar o banho naquele local. Quando a placa estiver com o selo de próprio, o banho está liberado. Os veranistas também podem consultar os resultados das análises no web aplicativo do Sistema de Balneabilidade.

Além das coletas e análises efetuadas pelo laboratório da Fepam em parceria com a equipe da Regional nos balneários do Litoral Norte, o Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep) realiza as análises e coletas nos balneários da praia do Laranjal e a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), nos demais balneários contemplados pelo programa.

Recomendações aos veranistas:

  • Entre na água apenas em local com condição própria para o banho.
  • Evite tomar banho em época chuvosa e nas primeiras 24 horas após chuvas intensas ou em períodos de cheia dos rios.
  • Não tome banho em locais com concentração de algas.

Vestibular Verão Unijuí 2023

6 de outubro de 2022
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados