Projeto de Extensão da Unijuí ajuda a implantar ponto de coleta de lâmpadas em Ijuí – NoroesteOnline.com

Projeto de Extensão da Unijuí ajuda a implantar ponto de coleta de lâmpadas em Ijuí

18 de setembro de 2020
Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

O Projeto de Extensão Energia Amiga da Unijuí tem, na sua essência, o compromisso com o desenvolvimento regional sustentável. Dessa forma, uma das temáticas de atuação do projeto é a logística reversa de resíduos tecnológicos (pilhas, baterias, lâmpadas, equipamentos eletrônicos). Apesar da legislação brasileira prever a política nacional de resíduos sólidos, a qual abrange a logística reversa de equipamentos e sistema elétricos e eletrônicos, ainda se tem dificuldades na implantação de ações no Brasil. Dessa forma, ao Projeto, em parceria com a Promotoria de Justiça de Ijuí e a Prefeitura, implantou, no Supermercado Cotripal, um ponto de descarte de lâmpadas.

Visando ampliar a discussão da logística reversa de resíduos tecnológicos, a equipe do Projeto de Extensão iniciou, ainda em 2019, uma série de debates sobre o tema. Inicialmente representantes de estabelecimentos comerciais, da Promotoria de Justiça de Ijuí e da Prefeitura se uniram ao Projeto e juntos buscaram a implantação de um ponto de descarte de lâmpadas da Reciclus. A partir da coleta, esta empresa é responsável pelo encaminhamento de cada um dos elementos das lâmpadas para o armazenamento correto de componentes nocivos e reciclagem das outras partes, como o vidro. “O esforça em conjunto do projeto com as instituições resultou na implantação deste ponto de coleta de lâmpadas em Ijuí. Existe um trabalho em execução, o qual visa a instalação de mais dois pontos. Esses pontos atendem o descarte doméstico”, observa a professora coordenadora do Projeto, Caroline Raduns.

A Reciclus é uma organização sem fins lucrativos, que organiza e desenvolve a coleta e o encaminhamento correto de lâmpadas fluorescentes, por meio de pontos de coleta distribuídos pelo Brasil.

Mais sobre a logística reversa

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, inclui no texto o elementos que visam assegurar a implementação e operacionalização do sistema de logística reversa. A logística reversa é entendida conforme a Lei, como um instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.

               

Novo site

O Projeto também está com um site novo, acesse neste link e confira todas as novidades e ações do Energia Amiga.

Mais sobre o Projeto: Visando extrapolar a atuação da extensão universitária, no ano de 2017 teve seu início o Projeto Energia Amiga, que tem na sua essência o objetivo de levar às crianças e jovens do ensino fundamental os conhecimentos sobre energia elétrica. Em 2017, o projeto foi elaborado baseado em dois pilares: segurança em eletricidade e eficiência energética. Já em 2018, foram colocadas em prática as ações e estudantes de escolas de Ijuí/RS participaram de diálogos, atividades práticas, concurso de redação e desenho e foram presentados com a primeira edição do Livro Descobrindo a Eletricidade. Ao final de 2018, percebeu-se que o projeto havia cativado a atenção de todos os participantes, e diante deste resultado, a continuação do projeto foi naturalmente planejada. Com a vivência e resultados das ações de 2018, o projeto Energia Amiga recebeu uma nova linha de estudo, um novo público alvo a ampliou a região de atuação.

As ações planejadas para 2019 e 2020, incluem a abordagem dos temas: segurança em eletricidade, eficiência energética e resíduos tecnológicos, tendo como público alvo. As atividades Projeto Energia Amiga tem como público alvo estudantes do ensino fundamental e o comércio e entidades sociais e individuais que zelam pela correta aplicação da logística reversa. O projeto abrange a região noroeste do estado do Rio Grande do Sul, local de atuação da Unijui e tem patrocínio da Ceriluz.

Vestibular Verão 2021 Unijuí

23 de outubro de 2020
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Skip to content