Projeto de Extensão oportuniza estudantes de escolas da região desenvolverem aplicativos inovadores – NoroesteOnline.com

Projeto de Extensão oportuniza estudantes de escolas da região desenvolverem aplicativos inovadores

29 de novembro de 2019
Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Trabalhar com softwares dentro da sala de aula, aproveitando o interesse dos estudantes nos smartphones e diferentes aplicativos que permitem a interação direta entre eles, é a proposta do projeto de extensão da Unijuí “Programe o seu futuro”, que oportuniza aos jovens aprenderem a desenvolver aplicativos inovadores para dispositivos móveis.

Despertar o espírito empreendedor demonstrando que cada pessoa pode ser um ente ativo da tecnologia é trabalhado durante as aulas. Para o estudante da Escola Estadual de Educação Básica Santos Dumont de Santa Rosa, Susana de Oliveira, ressaltou que quando começou o projeto não tinha conhecimento de programação, mas com o passar das aulas se surpreendeu com o aprendizado. “Estou impressionada com o que aprendi, hoje estou apresentando um aplicativo de jogo que nunca imaginei que poderia desenvolver, e eu consegui criar. Após terminar esse curso vou buscar outras capacitações, porque descobri através desse projeto a minha vocação”, destaca a estudante do Ensino Fundamental.

A Unijuí realizou o encerramento da primeira edição do Projeto de Extensão Programe o Seu Futuro no campus Santa Rosa na noite de quinta-feira (28). A programação contemplou a apresentação dos protótipos desenvolvidos pelos estudantes por meio da ferramenta Inventor 2, que contou com a participação dos pais e familiares dos envolvidos. Assim como autoridades, professores das escolas Estaduais, Municipais e Particulares participantes do projeto, Pró-Reitor do campus Santa Rosa, Marcos Paulo Scherer e equipe do Projeto “Programe o seu Futuro”.

A professora de matemática, Scheila Klein, acompanhou os estudantes da rede municipal de Santa Rosa durante as aulas e afirma que ficou impressionada com o projeto e com o interesse dos alunos. “Esse projeto foi de fundamental importância para os alunos, visto que a tecnologia está presente em todas as áreas do conhecimento, especificamente falando da minha área a matemática, ele desenvolve um raciocínio lógico fantástico. Além do conhecimento de tecnologia que puderam aprender, por meio da programação, também tiveram que usar a criatividade para o desenvolvimento de diferentes protótipos”, finaliza a professora.

Durante o evento todos os participantes receberam certificados, um troféu que foi produzido através da impressora 3D da Universidade e uma lembrança pela participação nas ações do Projeto.

O Projeto coordenado pelo professor Marcos Cavalheiro trabalhou com estudantes do ensino fundamental e médio de escolas municipais, estaduais e particulares, da região de Santa Rosa e Ijuí. A metodologia utilizada foi por meio de sala de aula invertida, os encontros aconteceram nas terças-feiras em Ijuí e nas quintas-feiras em Santa Rosa.

 Imagens campus Santa Rosa:

Projeto no Campus Ijuí

O encerramento das atividades do Projeto ocorreu na noite de terça-feira, dia 26, no auditório do DCEEng, com a participação de alunos que integraram das atividades ao longo ano, acompanhados de pais e familiares. Na programação, ocorreu a apresentação de aplicativos desenvolvidos com a orientação de professores e bolsistas da Universidade. As ideias tocaram em temas importantes do cotidiano dos alunos, como a relação com professores e o ambiente escolar, além do meio ambiente.

As propostas foram avaliadas por uma banca, convidada pela Agência de Inovação e Tecnologia da Unijuí, a AGIT. Também estiveram presentes, realizando uma saudação institucional, o Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Fernando Jaime González e o chefe do Departamento de Ciências Exatas e Engenharia (DCEEng), Peterson Avi.

Imagens campus Ijuí:

 

Vestibular de Medicina UNIJUÍ 2020

29 de novembro de 2019
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Skip to content