Projeto de Extensão realiza levantamento de bebês prematuros em ESFs - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com ">

Projeto de Extensão realiza levantamento de bebês prematuros em ESFs

15 de junho de 2021

No ano de 2016, teve início na Unijuí um projeto de pesquisa que tinha como objetivo avaliar e acompanhar o crescimento e o desenvolvimento neuropsicomotor de prematuros após a alta hospitalar. A partir disso, identificou-se a possibilidade do projeto tornar-se extensão universitária, ampliando sua atuação junto à comunidade, com a promoção de ações às gestantes, famílias e seus bebês prematuros. Dessa forma, em 2020, iniciou o projeto de extensão “Prematuros: Prevenção, Apoio e Cuidado”.

Atualmente, o grupo é formado por uma equipe multidisciplinar, com estudantes dos cursos de psicologia, fisioterapia, enfermagem, nutrição e medicina, composto por cinco bolsistas, 14 voluntários, três professores extensionistas e dois professores voluntários. O projeto tem como objetivo organizar estratégias de cuidado pré-natal com vistas à prevenção da prematuridade, bem como acompanhar bebês prematuros e suas famílias, com o propósito de orientar o cuidado e avaliar o crescimento e o desenvolvimento neuropsicomotor dos prematuros.

A proposta inicial do projeto envolvia a visita domiciliar às famílias, mas, em função da pandemia, as atividades foram reorganizadas. Os extensionistas estão trabalhando na produção de materiais sobre a prematuridade e os cuidados ao bebê prematuro. Eles também elaboram cartilhas e manuais e atendem às famílias por meio do Whatsapp.

Segundo a professora de Psicologia e coordenadora do projeto, Amanda Schöffel Sehn, ainda existem poucas pesquisas com evidências científicas que apontem a relação entre a prematuridade e a covid-19. Mas o tema vem sendo acompanhado de perto. “Mesmo existindo poucas evidências, sabe-se que na gestação ocorrem inúmeras alterações fisiológicas e imunológicas. Por conta disso, a gestação parece representar um período de maior suscetibilidade a infecções virais, a complicações pulmonares e sistêmicas, que podem favorecer o parto prematuro. Nesse contexto, existe a necessidade de atenção e cuidado às gestantes infectadas pela covid-19, tendo em vista a diversidade de alterações e desfechos. Além disso, o município de Ijuí apresenta média de nascimentos prematuros significativa (aproximadamente 11% em 2020), o que denota a necessidade de ações voltadas à prevenção, cuidados e acompanhamento dessa população”, explica Amanda.

O projeto está fazendo um levantamento dos bebês prematuros em algumas Estratégias de Saúde da Família (ESFs), a fim de contatar diretamente essas famílias. Da mesma forma, a equipe está em contato com os hospitais para acessar as famílias ainda no momento da alta hospitalar do bebê. “Esse trabalho envolverá grupos de apoio a cuidadores de bebês prematuros, com encontros para tratar de questões relacionadas ao cuidado e à experiência de parentalidade. À medida que a pandemia permitir, iremos organizar as avaliações periódicas do desenvolvimento neuropsicomotor dos bebês prematuros e, quando necessário, iniciar as atividades de estimulação na Clínica Escola de Fisioterapia”, finaliza a coordenadora.

 

Familiares de bebês prematuros podem ter acesso aos materiais disponíveis nas redes sociais do projeto ou diretamente pelo  telefone 55 3332-0211 (WhatsApp).

Instagram: https://www.instagram.com/projetoprematuros/

Facebook: https://www.facebook.com/PROJETOPREMATUROS/

Youtube:  https://www.youtube.com/channel/UCmM1L4kwEAA-Fkny8Q8UBcw

 

Por Evelin Ramos, bolsista de Popularização da Ciência da Unijuí

 

EAD Unijuí 2023 | Conectando Futuros

2 de março de 2023
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados