Quais as competências do profissional do futuro? - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com ">

Quais as competências do profissional do futuro?

28 de junho de 2022

Você sabe quais as competências do profissional do futuro? Aquilo que é essencial pra ter sucesso e será um diferencial na carreira.

Ainda não?

Assim que você terminar esse texto, você terá clara noção da tendência do que é se destacar no mercado de trabalho no futuro. E quer saber? Algumas dessas competências já são essenciais hoje em dia.

E aí, você ficou curioso?

Acompanhe os próximos parágrafos e saiba em primeira mão o que você precisa para se destacar.

Quais as competências do profissional do futuro?

Estamos em um período cujo avanço da tecnologia dá passos gigantes a cada dia. Com isso, não deve ser novidade que as máquinas estão substituindo grande parte da mão de obra, sobretudo braçal. No entanto, máquinas e robôs ainda não têm sentimentos nem pensam sozinhos. E aí reside a base das competências do profissional do futuro.

O Fórum Econômico Mundial destacou características essenciais para quem sonha com uma carreira de sucesso nos próximos anos.

– Inovação

Pessoas criativas, que busquem por soluções constantes para eventuais problemas saltam na frente. Máquinas modernas podem executar tarefas geniais e inovadoras, mas sempre a partir de um comando ou ideia de alguém. Ser inovador tem muito a ver com estar aberto para o novo. A grande maioria de nós tem essa capacidade, faltando apenas exercitar o lado inovador de cada um.

– Inteligência Emocional

Saber lidar com a pressão, problemas e imprevistos de forma racional tem muito valor, e será cada vez mais exigida. A inteligência emocional é saber lidar com as emoções e administrá-las para atingir os objetivos. Essa competência portanto é reconhecida como um diferencial já nos tempos atuais. Quem lida com os problemas de forma racional tem maior chance de resolvê-los.

– Pensamento Crítico

Por mais avançada que a tecnologia esteja, pensar de forma crítica ainda é inerente ao ser-humano. Máquinas não têm senso de ética, por exemplo. Assim, o pensamento crítico e a capacidade humana de analisar cenários é essencial ao profissional do futuro. É ele que vai conseguir dar a direção para tomadas de decisão. Quanto mais saberes essa pessoa tiver, maior impacto nas empresas ela terá.

– Liderança

Independente de você comandar um time ou trabalhar sozinho, ter espírito de liderança é sem dúvida algo fundamental para quem quer prosperar. Liderar está muito além do que ter um cargo!

Todos nós precisamos ter atitudes de quem comanda. É chamar para si o protagonismo de suas ações. O líder colabora e inspira toda uma equipe a melhorar e fazer um negócio crescer. Assim, empresas estão sempre em busca de líderes que possam elevar a capacidade de uma equipe.

– Negociação

Nos próximos anos, as empresas tendem a trabalhar cada vez mais em alta performance. Dessa forma, espera-se que os profissionais sejam ótimos em suas negociações. A busca por melhores acordos e parcerias faz uma pessoa se destacar. Ter a capacidade de mediar conflitos e sobretudo sair vencedor numa negociação é um diferencial e tanto!

Para que isso seja possível, estude, pesquise e tenha sempre os melhores argumentos! Quanto melhor conhecedor for de seu segmento e negócio, ainda mais sucesso terá ao negociar. Máquinas ainda não têm esse poder, então salte na frente!

Outras competências desejáveis

Diante do cenário de máquinas e automação, precisamos por certo reforçar o que a tecnologia e inteligência artificial ainda não conseguem atingir.

Assim, outras competências desejáveis e apontadas como diferenciais são:

– Solução de Problemas Complexos;

– Orientação Para Servir;

– Julgamento e Tomada de Decisão;

– Flexibilidade Cognitiva;

– Colaboração

Conclusão

Nesse texto, a intenção foi sobretudo apresentar alguns dos diferenciais que você precisa ter para ser um profissional de destaque nos próximos anos. Reparou que esses diferenciais têm a ver acima de tudo com aspectos comportamentais?

Por isso, é muito importante que você fortaleça as soft skills, que são habilidades comportamentais que todos nós temos e podemos aperfeiçoar. Na Faculdade Uníntese, a diferença está nessas habilidades.

Entendemos que o profissional do futuro precisa ter o conhecimento técnico bem como o comportamental. Se você está buscando uma graduação para ser o que as principais empresas buscam, fica o convite para conhecer nossos cursos.

Ter um diploma sobretudo em uma área requisitada e incorporar os conhecimentos do futuro fazem do aluno da Faculdade Uníntese um candidato ideal para as empresas.

Por falar nisso, você sabe quais as profissões do futuro?

Clique nesse link e descubra.

Por fim, que tal fazer a inscrição em um de dos cursos hoje mesmo e garantir sucesso no disputado mercado de trabalho dos próximos anos?

 

Pós-Graduação Unijuí – Para quem reinventa o amanhã

29 de março de 2022
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados