Quais tipos de máscaras são as mais eficientes e quais devem ser evitadas? - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com ">

Quais tipos de máscaras são as mais eficientes e quais devem ser evitadas?

22 de março de 2021

https://pixabay.com/pt/photos/enfermeira-m%C3%A1scara-m%C3%A1scara-cir%C3%BArgica-4962034/
Legenda: Existem várias máscaras eficientes, mas muitas também são contraindicadas. Autor: v-3-5-N-a / Fonte: Pixabay.com

Após um ano de pandemia, o mundo começa a respirar aliviado com a chegada das primeiras vacinas. Ainda assim, os especialistas alertam que os cuidados básicos, aqueles que comprovadamente evitam a contaminação e a transmissão da Covid-19, devem continuar a ser adotados. Entre eles, o uso da máscara, a higienização das mãos e o distanciamento social.

Mas é a máscara que gera mais dúvidas por conta da variedade de modelos e materiais de fabricação. Passado tanto tempo de enfrentamento do novo coronavírus, grande parte da população mundial já sabe a importância do uso correto desse equipamento de proteção, já que a Covid-19 é transmitida através da respiração, fala, tosse e espirros.

Por isso, também já se sabe que é preciso usar a máscara de forma que boca e nariz estejam totalmente cobertos e que haja vedação completa nas laterais. Mas isso nem sempre ocorre. Em parte, por conta do mau uso por parte das pessoas, em parte devido ao modelo de algumas máscaras e o tecido utilizado na confecção.

Com isso em mente, hoje já é possível determinar quais são as máscaras eficazes no combate ao vírus e quais não devem ser utilizadas. Tanto é que as companhias aéreas já começaram a proibir o uso de alguns modelos que são ineficientes, como os lenços e as bandanas.

As melhores

De modo geral, existem três tipos de máscaras disponíveis no mercado: a caseira, a cirúrgica e o respirador. No entanto, também existem variações com relação ao formato, tipo de tecido, quantidade de camadas e os modelos com ou sem válvula.

A Universidade Duke, nos Estados Unidos, fez um estudo e demonstrou que a máscara mais eficaz de todas é a da categoria de respiradores, utilizada por equipes médicas e denominada N95 ou PFF2.

Em seguida, estão as máscaras cirúrgicas, feitas com três camadas. No entanto, Aline Moura, especialista em Cuidado e Higiene Pessoal do Guia55, lembra que, para garantir mais segurança no uso desse tipo de máscara, deve -se usá-la com uma máscara de tecido caseira por cima. “Essa recomendação é recente e se deu porque as máscaras cirúrgicas não conseguem vedar totalmente as laterais.”, explica.

Ainda assim, a Organização Mundial de Saúde (OMS) mantém a recomendação de que as pessoas usem máscaras caseiras de duas ou três camadas. Esse tipo é mais barato e ainda é mais eficaz do que não utilizar nenhum equipamento de proteção.

EAD Unijuí 2023 | Conectando Futuros

2 de março de 2023
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados