Quatro novos exames moleculares estão disponíveis no Unilab da Unijuí - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com ">

Quatro novos exames moleculares estão disponíveis no Unilab da Unijuí

23 de novembro de 2022

Os exames moleculares de Sepse flow chipIST flow chipHPV flow chip e PR24 flow chip agora podem ser realizados no Laboratório de Análises Clínicas da Unijuí (Unilab). Esses  exames são conhecidos como painéis e permitem que em uma única análise sejam identificados inúmeros patógenos – organismos capazes de causar doenças.

O coordenador técnico do Unilab, professor doutor Matias Nunes Frizzo, evidencia a importância de dispor desses testes, visto que eles são realizados apenas em grandes centros. “Esses painéis são um grande avanço tecnológico que a Unijuí traz para nossa região e, com certeza, vêm a contribuir para nossa missão de levar saúde à comunidade”, destaca.

Dentre os painéis moleculares, o PR24 flow chip é um exame que se destaca pela velocidade de emissão do diagnóstico e pela gama de resultados, podendo detectar 24 tipos diferentes de patógenos em um único teste, com elevada especificidade e sensibilidade. “Após a coleta, nós fazemos as análise e emitimos os resultados no mesmo dia e, imediatamente, é possível iniciar um tratamento mais assertivo ao paciente”, afirma.

Segundo Matias, o Sepse flow chip é outro teste bastante importante, já que detecta a sepse – um conjunto de manifestações graves em todo o organismo, produzidas por uma infecção, responsável por grande parte dos óbitos dos pacientes em UTIs. “Este painel consegue realizar a detecção precoce, assim como a identificação de genes de resistência antimicrobianos. Além de diagnosticar os microorganismos causadores da infecção bacteriana, o teste detecta a presença de genes de resistência aos antimicrobianos, auxiliando na escolha de antibióticos para um tratamento farmacológico mais específico”, ressalta.

Outro importante exame, o IST flow chip é capaz de constatar 11 patógenos diferentes, causadores de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), também com elevada especificidade e sensibilidade. Já o HPV flow chip é um teste específico tanto para o diagnóstico, quanto para o tipo de papilomavírus humano – HPV. “No caso do painel de HPV, além de identificar a presença do vírus, ele também aponta o genótipo, facilitando a identificação dos tipos de HPV de maior risco para o desenvolvimento do câncer de colo uterino”, completa.

Contatos com o Unilab podem ser realizados pelo telefone (55) 3332-0554 ou pelo e-mail unilab@unijui.edu.br.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí

 

Vestibular Verão Unijuí 2023

6 de outubro de 2022
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados