Redução da criminalidade e de afogamentos: governo faz balanço de um mês da Operação RS Verão Total – NoroesteOnline.com

Redução da criminalidade e de afogamentos: governo faz balanço de um mês da Operação RS Verão Total

1 de fevereiro de 2020
Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Queda de quase 50% no roubo a comércio, redução superior a 30% de arrombamento a comércio, roubo a residência e homicídio doloso, além de diminuição de 9% no número de salvamentos e apenas uma morte por afogamento. Estes são os resultados do primeiro mês de atividades da Operação RS Verão Total, divulgados nesta sexta-feira (31/1) pelo governo do Estado.

Na apresentação do balanço, realizada em Capão da Canoa, o governador Eduardo Leite e o vice-governador e secretário da Segurança Pública (SSP), Ranolfo Vieira Júnior, comemoraram os números e o sucesso das ações de todas as instituições vinculadas da SSP – Brigada Militar (BM), Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS), Instituto-Geral de Perícias (IGP) e Departamento Estadual de Trânsito (DetranRS) – e das demais secretarias envolvidas na ampliação de serviços públicos aos cidadãos em todo o litoral gaúcho, referentes ao período entre 21 de dezembro de 2019 e 21 de janeiro de 2020.

“Fazer esse balanço é um dever, uma prestação de contas à população. E fazê-lo depois de uma semana de intenso debate sobre reestruturação da máquina pública é ainda mais importante. A Reforma RS faz parte do nosso esforço de colocar o pagamento dos servidores em dia, servidores como os da Segurança, que também na Operação Verão se dedicam ao máximo e colocam a vida em risco, mas também de dar condições ao Estado de investir em infraestrutura para que o serviço público seja bem feito”, disse o governador, fazendo um agradecimento aos operadores da Segurança e também aos funcionárias das demais pastas que fortalecem a atuação do Estado durante a temporada.

“Ver a redução da criminalidade nos deixa muito contente, mas ver, também, que estamos fazendo um trabalho pró-ativo, de prevenção e não apenas de salvamento, por meio dos nossos bombeiros, com efetivo nos lugares certos, emprego de equipamentos qualificados e, até mesmo de vinagre, que pela primeira vez foi fornecido pelo governo em todas as guaritas para trazer mais conforto e resposta rápida aos ferimentos de água-viva, é uma satisfação enorme. Porque o Estado tem de trazer segurança e estar presente onde a população está e, nesta época, acaba sendo o nosso litoral”, complementou Leite.

Balanço RS Verão Total 2
“Os resultados desses primeiros 30 dias são excelentes”, disse o vice Ranolfo, que coordena a Operação RS Verão Total 2020 – Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

Aproveitando a solenidade no litoral, o governo entregou dez motos aquáticas para o CBMRS. Os equipamentos permitirão aos guarda-vidas ampliar as ações de prevenção e orientação aos banhistas quanto aos locais seguros para banho, além de acelerar o tempo de resposta e o alcance nas situações que exigirem o resgate de vítimas em águas internas e nas praias dos litorais Norte e Sul do RS.

“Com certeza, vai qualificar ainda mais a atividade dos bombeiros já a partir de amanhã (1º/2) nas praias do Litoral Norte e, em seguida, também no Sul”, afirmou o vice-governador Ranolfo, que coordena a Operação RS Verão Total. “Os resultados desses primeiros 30 dias são excelentes, mas esperamos que, no encerramento da operação, no dia 2 de março, possamos ter resultados ainda melhores para apresentar à população”, acrescentou.

Com um investimento total de R$ 753,2 mil, as motos aquáticas foram adquiridas com recursos de convênio com a empresa Fraport, como contrapartida pelo serviço de prevenção de incêndio no aeroporto Salgado Filho, na capital.

Foram entregues ao CBMRS, ainda, 12 pranchas de resgate e 10 desfibriladores externos, semiautomáticos, que equiparão os triciclos utilizados pelos guarda-vidas para o trabalho de prevenção e abordagem na faixa de areia. Os equipamentos são doação da Unimed.

RS Verão Total CBMRS 2
Motos aquáticas foram compradas pelo convênio com a Fraport: contrapartida ao serviço de prevenção de incêndio do aeroporto – Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

BALANÇO

Entre efetivos do CBMRS, da BM, da Polícia Civil, do IGP e do DetranRS, mais de 3,2 mil homens e mulheres reforçam as ações de policiamento, fiscalização, salvamento e prevenção em todo o litoral até o dia 2 de março.

A presença também está maior na Serra, na Costa Doce e nas fronteiras. No total, durante o período da operação, o Estado investirá R$ 23 milhões para o custeio e diárias do reforço da segurança no veraneio.

O CBMRS formou 389 guarda-vidas civis temporários que se somaram aos 664 militares da corporação (371) e da BM (258), um total de 1.053 que estão atuando em vigilância e salvamento nas praias de mar e águas abrigadas, como rios e lagos. Outros 64 bombeiros trabalham na prevenção de incêndios, serviços administrativos e projetos sociais.

Em parceria com os municípios, foram preparados 277 postos de salvamento (guaritas) para a atuação dos guarda-vidas durante a Operação RS Verão Total.

Destaques das partes integrantes da Operação Verão RS Total:

SEGURANÇA PÚBLICA

BRIGADA MILITAR
Atuação: seis Bases Móveis Comunitárias (BMC) nas orlas de Torres, Capão da Canoa, Xangri-lá, Tramandaí, Cidreira e Cassino.
Ações: Operação Golfinho, Escolinha de Trânsito do Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), concertos com a Banda de Música da BM e Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) nas seis BMC; micro-ônibus da BM distribuem pulseiras de identificação para crianças e servem como ponto de encontro; primeiro verão com BMMob, aplicativo que permite o registro de boletins de ocorrência e termos circunstanciados direto em smartphones e tablets, diminuindo em até cinco vezes o tempo de atendimento.

Resultados:
795 prisões
60 armas e 34 quilos de drogas apreendidas
1.729 barreiras policiais
67.219 veículos fiscalizados
48 veículos recuperados
7.436 ocorrências atendidas
▼42% | Roubo a comércio*
▼34% | Arrombamento a comércio*
▼39% | Roubo a residência*
▼37% | Homicídio doloso*
*em relação aos números dos 30 primeiros dias do verão 2019/2020 sobre 2018/2019

POLÍCIA CIVIL
Atuação: a instituição conta com delegacias em 19 cidades do Litoral Norte, quatro do Litoral Sul, quatro da Costa Doce e 12 municípios nas fronteiras.
Ações: Natal Solidário; Escolinha de Trânsito; Papo de Responsa; Minirrústicas; Praia Limpa; Torneios Esportivos; campanha Te Liga na Estrada, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), para conscientização de motoristas; campanha Navegue com Segurança, com o objetivo de alertar sobre golpes aplicados por meio do WhatsApp

Resultados:
Detenções: 126 presos | 10 menores apreendidos
Apreensões: 61 armas | 103 veículos | 30 quilos de drogas
Ofensivas: 16 operações | 88 mandados
Investigação: 2.324 inquéritos | 461 medidas protetivas requeridas | 145 deferidas pela Justiça

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR (CBMRS)
Atuação: 277 postos de salvamento distribuídos nos litorais Norte e Sul e em águas abrigadas, como rios e lagos.
Ações: uso de novas bandeiras perto da água, demarcando a área mais segura para banho nas proximidades dos postos de salvamento, além das bandeiras tradicionais, localizadas acima das guaritas para indicar as condições das ondas; utilização de 20 quadriciclos para patrulhamento na praia, ampliando a cobertura de vigilância; distribuição de folderes, cartilhas e leques com instruções e cuidados para os banhistas, bem como pulseiras de identificação para crianças.

Resultados:
▼7% | Lesões por água-viva: 50.630 pessoas atingidas*
▼9% | Salvamentos: 249 nos 30 primeiros dias e um óbito por afogamento em água interna. Nenhuma nos litorais Sul e Norte*
▲38% | Prevenção: ações de orientação ao banhista, alerta com apito, abordagem verbal e retirada de água sem resgate*
*em relação aos números dos 30 primeiros dias do verão 2019/2020 sobre 2018/2019

INSTITUTO-GERAL DE PERÍCIAS (IGP)
Atuação: efetivo de 74 servidores para atuação nos postos médico-legal, de criminalística e de identificação e postos de identificação reforçados para facilitar a produção de carteiras de identidade durante o veraneio.

Resultados:
▲ 10% de emissões de RG (2.549); quase metade foi emitida sem custo (1ª via, maior de 65 anos, baixa renda e ocorrência de roubo)
▲ 10% de perícias para identificação de local de crime no Posto de Criminalística de Capão da Canoa
▲ 12% de papiloscopias no Posto de Criminalística de Capão da Canoas
▼ 17% de exames clínicos no Posto Médico-Legal de Osório
▼ 26% de necropsias no Posto Médico-Legal de Osório

DETRAN
Atuação: Balada Segura e Educação para o Trânsito em sete cidades dos litorais Sul e Norte: Capão da Canoa, Imbé, Rio Grande, São Lourenço do Sul, Torres, Tramandaí e Xangri-lá

Resultados:
6 ações educativas na praia e em bares
23 barreiras de fiscalização
2.146 condutores abordados em blitze: 274 flagrados por beber e dirigir e 230 recusas ao teste do etilômetro
Reconstituição de CNHs no Litoral: em parceria com a Polícia Civil – 89% dos condutores optaram por recuperar o documento na praia
Aplicativo RED Móvel: 314 remoções via app – agilidade para acionar guincho quando veículo precisa ser removido a depósito

DEMAIS SECRETARIAS

MEIO AMBIENTE E INFRAESTRUTURA
Atuação: com o projeto Balneabilidade, coordenado pelo Departamento de Qualidade Ambiental da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), os veranistas podem conferir semanalmente a situação da balneabilidade das praias e balneários do Estado pelo site e web aplicativo. O mais recente foi divulgado nesta sexta-feira (31/1).

Dos 92 pontos analisados, oito estão impróprios para banho, sendo três deles monitorados pela Fepam e cinco pelo Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep).

JUSTIÇA, CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS + ESPORTE E LAZER
Atuação: o Projeto Praia Acessível 2019-2020 tem o objetivo de assegurar às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida condições de acessibilidade a beira-mar, rio, lago e lagoa, com disponibilização de equipamentos (cadeiras anfíbias) para o banho.
1.229 atendimentos em 12 serviços
894 banhos assistidos em cadeira anfíbia
81 aulas de surf adaptado
A novidade do verão 2019/2020 é que o projeto foi estendido a 16 balneários, incluindo ações pontuais como 2º Torneio de Xadrez Inclusivo, Desafio de Basquete Sobre Rodas, Surf Adaptado , 2º Camping Acessível em Três Coroas, 1ª Copa Slalom em Cadeira de Rodas do Litoral Norte , 1ª Festival de Bocha Paralímpica do Litoral Norte, 1ª Caminhada às Cegas “Sentindo a Brisa do Mar” do Litoral Norte e 1ª Caminhada e Corrida às Cegas “Sentindo a Brisa do Mar” do Litoral Sul.

TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL / SINE MÓVEL
Atuação: por meio da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), a Secretaria de Trabalho e Assistência Social está presente na Operação RS Verão Total com o Sine Móvel, oferecendo os serviços de intermediação de mão de obra, orientação sobre carteira de trabalho digital e renovação de carteira de artesão. Ao todo, foram abertas 168 vagas permanentes e 148 temporárias no litoral.

SAÚDE
Atuação: a secretaria anunciou aporte financeiro de R$ 2,9 milhões para intensificação, qualificação e prestação de ações e serviços de saúde durante o período da Operação RS Verão Total no Litoral Norte e Sul. Os recursos são repassados dessa forma:
● Municípios e hospitais dos litorais Norte e Sul;
● Fundos Municipais de Saúde (FMS);
● Vigilância sanitária;
● SAMU 192;
● Pronto atendimentos municipais 24 horas;
● Base municipal com uma Unidade de Suporte Básico (USB);
● Base Municipal com USB e Unidade de Suporte Avançado.
Total já repassado do programa RS Verão Total (até 24/1): R$ 1,355 milhão

AGRICULTURA, PECUÁRIA E DESENVOLVIMENTO RURAL
Emater
Litoral Sul: duas feiras com 9.600 participantes em dois municípios
Litoral Norte: dez feiras com 2.257 participantes em sete municípios

Clique aqui e acesse o balanço com os principais dados

Texto: Vanessa Kannenberg
Edição: Marcelo Flach/Secom

Processo Seletivo EaD Unijuí

28 de janeiro de 2020
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Skip to content