Reinfecção por Covid-19: doença leve pode dar “falsa segurança” sem garantir imunidade - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com

Reinfecção por Covid-19: doença leve pode dar “falsa segurança” sem garantir imunidade

25 de dezembro de 2020

Quem já foi infectado pelo novo coronavírus e apresentou sintomas leves ou mesmo não teve sintomas pode não estar imune à Covid-19. O alerta foi dado pelo virologista Thiago Moreno, pesquisador do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), principal autor de um estudo que confirmou casos desse tipo em pacientes brasileiros.

Moreno e seus colegas investigaram uma família do Rio de Janeiro: um casal na faixa dos 50 anos e sua filha e genro, que estavam na faixa dos 30 anos. Todos moravam na mesma casa, tiveram Covid-19 pela primeira vez em março e voltaram a ficar doentes em maio. Os quatro apresentaram poucos ou nenhum sintoma da primeira vez e tiveram uma doença mais grave na segunda.

Em dois desses casos, os pesquisadores confirmaram, por meio de exames genéticos de amostras do vírus coletadas nas duas ocasiões, que se tratavam de duas variantes diferentes do Sars-CoV-2.

Nos outros dois, não havia restado amostras da primeira infecção, mas os cientistas dizem ser difícil não se tratar de casos de reinfecção com base em critérios clínicos e epidemiológicos.

Os cientistas investigaram, então, por que os quatro pacientes voltaram a se infectar pelo coronavírus e concluíram a partir de uma análise de anticorpos que seus organismos não criaram uma memória imunológica após a primeira infecção. Por isso, eles continuaram vulneráveis ao coronavírus e acabaram se contaminando de novo.

Ainda não existem dados suficientes em nível global para entender qual a frequência da reinfecção.

Fonte: O Sul

Vestibular Verão 2021 Unijuí

23 de outubro de 2020
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados