Após o sucesso da Feira dos 200 anos, em agosto, neste sábado, 18, será realizada a Feira da Agricultura Familiar e Artesanato alusiva à Semana Farroupilha. O evento, organizado pela Emater-RS e Prefeitura de Cruz Alta, inicia ás 8h, prolongando-se até as 16h, na Praça Erico Verissimo.
Conforme a Extensionista da Emater-RS, Larissa Reis, integrarão a feira, dez expositores, entre agricultores e produtores de frutas e hortaliças.
Estarão presentes as seis agroindústrias familiares do município com a comercialização de mel, panificados (cucas, pães, bolachas, etc), ovos coloniais, mandioca descascada, carne suína e derivados como linguiça, salame, bolacha e outros.
Doze artesãs confirmaram presença, além do Projeto Cozinha Produtiva que tem como objetivo a geração de oportunidade e renda.
Estão programadas apresentações artísticas dos CTGs e mateada farroupilha.
Segundo a Coordenadora de Desenvolvimento Econômico, Cláudia Pedroso, o objetivo da feira é apresentar os produtos dos agricultores e das agroindústrias de Cruz Alta, valorizando e fomentando os negócios locais, e também trazendo um espaço de integração e sociabilização com eventos culturais.
“Aos poucos, e com os cuidados que o momento ainda pede, vamos retornando os eventos e movimentando a nossa economia local. Importante salientar que a agricultura familiar colabora para a geração de renda e emprego no campo, e ainda, melhora o nível de sustentabilidade das atividades no setor agrícola porque utilizam técnicas que preservam a biodiversidade e o meio ambiente. O resultado disso são produtos de excelente qualidade expostos ao consumidor final na nossa feira ao ar livre”, diz Cláudia.
Para a feira, serão seguidos todos os protocolos sanitários em relação a Covid-19. Em caso de mau tempo, o evento será cancelado.