Saiba quem são os candidatos a Presidência da República - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com ">

Saiba quem são os candidatos a Presidência da República

19 de setembro de 2022

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu 12 pedidos de registro de candidatura para a disputa da Presidência da República nas eleições de outubro. Após os candidatos serem aprovados nas convenções partidárias, o pedido de registro de candidatura na Justiça Eleitoral é uma formalidade para verificar se os candidatos têm alguma restrição legal e se podem concorrer ao pleito.

Presidente da República é o chefe de Estado e de governo da República Federativa do Brasil. O regime constitucional brasileiro optou pelo presidencialismo em 15 de novembro de 1889, quando se deu fim ao império. O presidente da República escolhe livremente seus auxiliares diretos, os ministros de Estado, sem interferência do Congresso Nacional.

O mandato do presidente da República do Brasil é de quatro anos com direito a uma disputa pela reeleição consecutiva.

O primeiro turno será realizado no dia 2 de outubro, quando os eleitores vão às urnas para eleger o presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais. Eventual segundo turno para a disputa presidencial e aos governos estaduais será em 30 de outubro.

Confira a lista completa (sem numeração de candidatura):

Ciro Gomes (PDT): Ciro Ferreira Gomes, 64 anos, é advogado, foi prefeito de Fortaleza (CE), deputado estadual pelo Ceará, governador do Ceará, ministro da Fazenda e ministro da Integração Nacional e deputado federal pelo Ceará. Nasceu em Pindamonhangaba (SP), formou-se em Direito pela Universidade Federal do Ceará. A candidata a vice é a servidora pública federal Ana Paula Andrade Matos Moreira, de 44 anos.

Constituinte Eymael (DC): José Maria Eymael, 82 anos, é advogado, foi deputado federal por São Paulo, foi um dos constituintes da Constituição Federal de 1988. Nasceu em Porto Alegre (RS), formou-se em Direito pela Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. O candidato a vice é o economista João Barbosa Bravo, de 75 anos.

Felipe D’Avila (Novo): Luis Felipe Chaves D’Avila, 59 anos, é administrador e cientista político. Nasceu em São Paulo (SP), formou-se em Harvard na Escola de Administração Pública, a tradicional Harvard Kennedy School e em Ciência Política na Universidade Americana de Paris, na França. O candidato a vice é o administrador Tiago Lima Mitraud de Castro Leite, de 36 anos.

Jair Bolsonaro (PL): Jair Messias Bolsonaro, 67 anos, é presidente da república, foi vereador pelo Rio de Janeiro (RJ), deputado federal pelo Rio de Janeiro. Nasceu em Campinas (SP), formou-se na Academia Militar Agulhas Negras. O candidato a vice é o militar reformado Walter Souza Braga Netto, de 66 anos.

Léo Péricles (UP): Leonardo Péricles Vieira Roque, 41 anos, é técnico em mecânica, foi suplente de vereador em Belo Horizonte(MG). Nasceu em Belo Horizonte(MG). O candidato a vice é a odontóloga Samara Martins da Silva, de 35 anos.

Lula (PT): Luis Inácio Lula da Silva, 76 anos, é torneiro mecânico, foi deputado federal por São Paulo, foi presidente da república. Nasceu em Garanhus(PE). O candidato a vice é o médico Geraldo José Rodrigues Alckimin Filho, de 69 anos.

Pablo Marçal (Pros): Candidatura Cancelada.

Padre Kelmon (PTB): Kelmon Luis da Silva Souza, 45 anos, é sacerdote ou membro de seita religiosa. Nasceu em Acajutiba(BA). O candidato a vice é o pastor Luiz Claudio Medeiros da Fonseca Gamonal, de 50 anos.

Roberto Jefferson (PTB): Candidatura Indeferida e Substituído.

Simone Tebet (MDB): Simone Nassar Tebet, 52 anos, é advogada, foi prefeita por Três Lagoas (MS), deputada estadual pelo Mato Grosso do Sul, vice-governadora do Mato Grosso do sul e é senadora pelo Mato Grosso do Sul. Nasceu em Três Lagoas (MS), formou-se em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. A candidata a vice é a publicitária Mara Cristina Gabrilli, de 54 anos.

Sofia Manzano (PCB): Sofia Padua Manzano, 52 anos, é servidora pública estadual. Nasceu em São Paulo(SP), formou-se em Ciências Econômicas pela Pontíficia Universidade Católica de São Paulo. O candidato a vice é o jornalista e redator Antonio Alves da Silva Junior, de 43 anos.

Soraya Thronicke (União): Soraya Vieira Thronicke, 49 anos, é advogada, é senadora pelo Mato Grosso do Sul. Nasceu em Dourados(MS), formou-se em Direito pela UNAES Faculdade de Campo Grande e MBA em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. O candidato a vice é o professor de ensino superior Marcos Cintra Cavalcanti de Albuquerque, de 77 anos.

Vera (PSTU): Vera Lúcia Pereira da Silva Salgado, 55 anos, é cientista social. Nasceu em Inajá(PE), formou-se em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Sergipe. A candidata a vice é a professora de ensino fundamental Raquel Aguiar Santos, de 39 anos.

Com informações da: Agência Brasil, TSE e TRE RS

Pós-Graduação Unijuí – Para quem reinventa o amanhã

29 de março de 2022
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados