Secretaria da Saúde estuda ampliar testagem para diagnóstico da Covid-19 no Rio Grande do Sul – NoroesteOnline.com

Secretaria da Saúde estuda ampliar testagem para diagnóstico da Covid-19 no Rio Grande do Sul

8 de maio de 2020
Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Técnicos da Secretaria da Saúde (SES) e do Centro de Operações Emergenciais (COE) apresentarão, dentro de alguns dias, novos critérios para definir as populações que poderão realizar os exames de diagnóstico da Covid-19.

Até agora, os exames de biologia molecular, chamados de RT-PCR, são aplicados em pessoas internadas em estado grave com sintomas respiratórios e profissionais de saúde que trabalham diretamente na linha de frente do combate à epidemia. Com os novos critérios, outras pessoas em maior situação de risco ou economicamente ativas que apresentarem sintomas poderão também ser testadas.

“O teste pode ser o RT-PCR ou o teste rápido sorológico, dependendo da oportunidade”, explica a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Tani Ranieri.

O exame de biologia molecular (RT-PCR), que é feito pelo Laboratório Central do Estado (Lacen), mostra se a pessoa está ou não com o vírus naquele momento. Depois que passam os sintomas, o teste rápido sorológico (que usa apenas uma gota de sangue) pode demonstrar se a pessoa já tem anticorpos da doença.

O assunto foi tratado durante reunião da SES com integrantes do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS) e secretários municipais de Saúde durante videoconferência na tarde desta quinta-feira (7/5).

Na oportunidade, a secretária da Saúde, Arita Bergmann, ressaltou a importância do distanciamento social de forma controlada e planejada. “Já podemos ver o resultado dos nossos esforços aqui no Estado, que nos permitiram desacelerar a transmissão do coronavírus e organizar a rede assistencial para os momentos mais críticos que possivelmente ainda virão”, afirmou.

Texto: Marília Bissigo/Ascom SES
Edição: Marcelo Flach/Secom

EaD UNIJUÍ – 100% a distância

12 de maio de 2020
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Skip to content