“Ser Médico: do sonho à realidade” foi o tema da Aula Inaugural do curso de Medicina – NoroesteOnline.com

“Ser Médico: do sonho à realidade” foi o tema da Aula Inaugural do curso de Medicina

12 de março de 2019
Compartilhar
  • 70
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    70
    Shares

Com a palestra “Ser Médico: do sonho à realidade”, a Unijuí recepcionou oficialmente os estudantes e familiares da primeira turma de Medicina da Universidade. A Aula inaugural do curso foi ministrada pelo professor Dr. Mauro Czepielewski, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. No turno da manhã e tarde desta segunda-feira, já haviam sido realizadas as primeiras atividades em sala de aula do Curso.

O evento, realizado no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum, na noite desta segunda-feira, 11 de março, também teve como atividade o ato de entrega dos jalecos, envolvendo pais e professores.

Para dar início às atividades da noite, o coordenador do curso, professor Jorge Brust fez uma saudação aos presentes, descrevendo as bases e propostas do curso da Unijuí. “Entre os diferencias, teremos módulos temáticos, integrando o ensino e a aprendizagem. Também serão abordadas metodologias ativas de ensino, o estudante vai buscar o conhecimento, vão ter uma Biblioteca grande para isto e toda a sociedade, a partir das estruturas de saúde”, observou.

Na sequência, falou o chefe do Departamento de Ciências da Vida, professor Márcio Strassburger, que contextualizou a estrutura em que o curso está alocado na Instituição. Logo após, a Vice-Reitora de Graduação, professora Cristina Pozzobon, realizou a sua fala. “Vocês estão agora em uma Universidade, a categoria mais completa entra as instituições de ensino superior, aqui certamente vocês terão uma formação mais completa, com experiências muito além da sala de aula, pelas possibilidades de pesquisa e extensão”, disse.

O prefeito de Ijuí, Valdir Heck, reiterou a importância da formação de novos médicos para a comunidade, salientando que a Aula Inaugural é um momento histórico. Coube à Reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, finalizar os discursos da noite. “Quero salientar aos pais e estudantes: faremos o melhor para a formação de vocês. Este Projeto não é um voo solo de uma Instituição, pois temos uma história com a comunidade regional. Este curso materializa o objetivo e esforço desta comunidade”, reiterou.

Além da Aula Inaugural, a Universidade já havia realizado, na sexta-feira, dia 08, um Ato Público celebrando a conquista e o início das atividades do curso de Medicina. Entidades representativas, lideranças e integrantes do poder público, que se envolveram na luta pela conquista do Curso, participaram do evento.

A Palestra

A palestra “Ser Médico: do sonho à realidade”, proferida pelo professor Dr. Mauro Czepielewski, abordou desafios e cenários sobre a formação em medicina na atualidade. O palestrante, natural de Ijuí, é professor da Faculdade de Medicina da UFRGS e possui doutorado em Endocrinologia pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP). “O que será da nossa sociedade em seis anos, quando esta primeira turma se formar? Projetar este cenário é um desafio enorme, pela complexidade da medicina e foi isto que me propus a discutir. Além disso, é uma oportunidade enorme participar deste momento como ijuiense. Acredito que o curso é um grande avanço para a saúde regional”, salientou.

Pós-Graduação Unijuí

3 de dezembro de 2018
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Skip to content