Sob a coordenação da Unijuí, Programa Inova RS inicia nova fase com aprovação em edital da Fapergs - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com ">

Sob a coordenação da Unijuí, Programa Inova RS inicia nova fase com aprovação em edital da Fapergs

1 de julho de 2022

Idealizado pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Governo do Estado e sob a coordenação, na região Noroeste e Missões, da Unijuí e do professor Daniel Knebel Baggio, o Programa Inova RS segue com atividades por mais dois anos, a partir da aprovação da Etapa II: Implementação de estratégias para consolidação do ecossistema de inovação na Região Noroeste e Missões.

A Universidade foi recentemente aprovada no edital 04/2022 da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), no Programa Institucional de Bolsas GIT, que tem por objetivo selecionar propostas para concessão de Bolsas de Gestão da Inovação e Tecnologia (GIT) a profissionais com experiência em gestão de projetos de inovação, ciência e tecnologia, para atuar nas atividades de suporte aos comitês locais e de gerenciamento de projetos estratégicos nos Ecossistemas Regionais de Inovação – ERIs, definidos pelo Programa Inova RS.

O processo está em andamento, com a seleção de três bolsistas – ou gestores de inovação, que ficarão vinculados à Unijuí – campi de Ijuí e Santa Rosa – e à Uri de Santo Ângelo. A ideia é atender à região, Noroeste e Missões, e os 76 municípios que fazem parte desta área. “Estes gestores de inovação farão a articulação dos atores locais, representando as quatro hélices que temos: sociedade, instituições de ensino, prefeitura e empresas, na construção de projetos voltados à inovação e ao empreendedorismo”, explicou o professor Daniel Knebel Baggio.

O Programa Inova RS tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da Região Noroeste e Missões, por meio de um processo contínuo de identificação de oportunidades na nova economia, articulação dos diferentes atores e ações que promovam o fortalecimento e consolidação do ecossistema de inovação localizado na região contemplada. O projeto pretende dar continuidade às ações iniciadas em 2020, na primeira etapa do Inova RS, fortalecendo e consolidando um ambiente de inovação nesta região.

Sob a coordenação da Unijuí, o programa busca o envolvimento e a articulação conjunta de todos os atores indicados no projeto, os quais compõem o comitê estratégico e tático do Inova RS, assim como outras lideranças e instituições que poderão se incorporar ao grupo. “Primeiro, faremos a seleção dos bolsistas. Depois, vamos rever a visão da nossa região, que até então contava com três áreas prioritárias: agronegócio, setor metalmecânico e energia. Vamos discutir se manteremos estas áreas ou vamos incluir outras. Também iremos trabalhar em projetos e buscar recursos, seja no governo do Estado ou em outras fontes. Nosso objetivo é tentar motivar, cada vez mais, a inovação nesse ecossistema que temos”, reforçou o professor.

Espera-se que esta segunda etapa do projeto seja a ponta do iceberg de inovação aberta no RS, fortalecendo as relações de confiança e colaboração entre os atores, desencadeando um processo irreversível de desenvolvimento do ecossistema de inovação da região.

Pós-Graduação Unijuí – Para quem reinventa o amanhã

29 de março de 2022
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados