Sobe para 182 o número de casos suspeitos de Coronavírus no país, 27 são no RS - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com ">

Sobe para 182 o número de casos suspeitos de Coronavírus no país, 27 são no RS

28 de fevereiro de 2020

O Ministério da Saúde informou nesta sexta-feira (28) a atualização dos casos suspeitos de coronavírus no Brasil. O número subiu para 182, enquanto no Rio Grande do Sul são 27 casos.

Até o momento, 71 casos suspeitos de coronavírus já foram descartados em todo o Brasil, que permanece apenas com o de um caso confirmado da doença no Estado de São Paulo.

No mundo, há 82.294 casos de coronavírus (78.630 na China) e 2.804 mortes (2.747 na China), informou o ministério. Há casos em 46 países. “A gente está falando de uma propagação significativa para várias regiões do mundo”, avaliou o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira.

O secretário Wanderson de Oliveira também explicou que “a tendência é de um estabilização de casos na China e uma tendência de aumento em outros países, principalmente na Coreia e Itália”.

“A nossa definição de caso é de saúde pública, uma definição operacional. Tem que ter febre e um sinal ou sintoma respiratório e ter histórico de ter voltado de países que estão na definição de casos nos últimos 14 dias ou ter contato com caso suspeito”, explicou Oliveira.

Chimarrão

Wanderson de Oliveira também falou sobre o chimarrão. Disse que morou no Estado e até gostou muito de tomar chimarrão. Lembrou que é um hábito cultural.

Presente ao evento, João Gabbardo dos Reis, secretário executivo do ministério, que é gaúcho, o interrompeu, dizendo que os gaúchos já encontraram uma solução. “Cada um vai tomar com a sua cuia e a sua bomba”, disse Gabbardo.

Vacinação

Sobra a antecipação da campanha de vacinação para o dia 23 de março, Wanderson de Oliveira ressaltou que ela não é uma vacina contra o coronavírus, mas vai ajudar a descartar os casos.

“Faremos a campanha de vacinação contra a gripe de 23 de março até 23 de maio. São 75 milhões de doses de vacina trivalente e compramos, também, 2,5 milhões de vacinas H1N1 para casos de emergência”, disse Oliveira.

“A vacina da gripe não é para prevenir contra o coronavírus. É para prevenir contra os vírus influenza. O médico, sabendo que o paciente já foi vacinado, poderá investigar outras causas”, esclareceu.

Lavar as mãos

Durante a coletiva também foi lembrado que mesmo sem álcool gel é possível manter a higiene e reduzir as chances de contágio, não só do coronavírus, por meio do simples ato de lavar as mãos com água e sabão. “É a melhor prevenção”, disse Wanderson de Oliveira, ressaltando a importância de lavar bem, inclusive embaixo das unhas. Também lembrou que boa alimentação e noites bem dormidas contribuem para a melhoria da imunidade.

Fluxo de informações

O secretário executivo, João Gabbardo dos Reis explicou uma modificação no fluxo de notificação de casos. “A partir de agora, as secretarias estaduais ficarão responsáveis por fazer a análise dos seus casos. Depois enviarão os dados mais refinados para o Ministério da Saúde”, relatou.

Ele também anunciou que a partir da próxima semana, quem chegar perto de um aeroporto internacional receberá uma mensagem com orientação para buscar uma unidade de saúde se tiver febre e outro sintoma gripal, após viagem a um país com casos do coronavírus.

Aplicativo

Em breve, o ministério vai disponibilizar o aplicativo “Coronavírus SUS”. “Ele é bem simples, com área de dicas, contato da unidade de saúde mais próxima. O cidadão poderá obter muita informação”, divulgou o secretário Wanderson de Oliveira.

Fonte: O Sul

EAD Unijuí 2023 | Conectando Futuros

2 de março de 2023
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados