TCC aposta na criação de roupas utilizando a técnica Upcycling - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com ">

TCC aposta na criação de roupas utilizando a técnica Upcycling

20 de julho de 2021

Valéria Bartz realizou, para o seu TCC, a produção de roupas com tecidos que seriam descartados

O interesse pela técnica Upcycling levou a recém-formada no curso de Design da Unijuí, Valéria Bartz, a dedicar seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ao aprofundamento da temática. A pesquisa leva como título “Coleção e roupas femininas utilizando a técnica de Upcycling:  estudo de caso com a marca Dani Holzbach” e foi orientada pela professora Diane Meri Weiller Johann.

“A orientadora do TCC já havia falado sobre esta temática. Comecei a pesquisar sobre moda sustentável e Upcycling e, de repente, eu estava apaixonada pelo tema. Como já havia estudado educação ambiental na escola, a paixão e o cuidado pela natureza sempre andaram comigo”, explica.

Um dos principais objetivos do projeto foi mostrar os benefícios da técnica Upcycling – reutilização criativa – para a indústria da moda e como ela afeta positivamente o meio ambiente. Além disso, esse processo de fabricação ajuda socialmente dezenas de pessoas, gerando emprego e renda. Em suas pesquisas, Valéria utilizou livros ou artigos.

De acordo com ela, os principais diferenciais do seu projeto estão ligados ao Upcycling. “Ele pode ser utilizado em uma gama de materiais, de formas diferentes. Além disso, a economia de matéria-prima também é um diferencial positivo, porque utiliza o que está pronto. No caso da minha monografia, utilizei como matéria-prima tecidos que iriam ser descartados e que serviram para fazer novas peças de roupas”, ressaltou.

Para a graduada, a sua pesquisa pode ajudar a sociedade de duas formas. “Primeiro,  gerando empregos nas indústrias têxteis (que seria o caso da minha pesquisa), através de equipes, onde as mesmas iriam desenvolver coleções de moda utilizando como técnica o Upcycling. Além disso, outro fator que ajudaria a sociedade é o fato de ‘retirar’ resíduos têxteis que iriam para aterros, ajudando o meio ambiente também”, completa.

Evelin Ramos, acadêmica de Jornalismo da Unijuí

Saia da zona de conforto: faça pós-graduação Unijuí

23 de fevereiro de 2021
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados