Técnicos da Coordenadoria Regional de Obras vistoriam prédio da prefeitura de Cruz Alta a pedido do IPHAE - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com ">

Técnicos da Coordenadoria Regional de Obras vistoriam prédio da prefeitura de Cruz Alta a pedido do IPHAE

23 de janeiro de 2021
– O levantamento está sendo feito após o registro de intervenções irregulares no prédio histórico-
Na manhã de sexta-feira (22), técnicos da 9ª CRO, realizaram uma visita técnica na Prefeitura Municipal de Cruz Alta. Com a planta do prédio histórico em mãos, eles fotografaram todas as salas e anotaram detalhes da construção que remonta dos anos de 1911 e 1914.
“As coordenadorias regionais de obras estão dando um apoio ao IPHAE, em um acordo entre o instituto e a nossa secretaria em Porto Alegre. Esta é a primeira demanda que recebemos. Estamos fazendo um levantamento geral da edificação para detectar desde o sistema construtivo e tentar adequar a idade da edificação para termos dados para responder uma ficha de vistoria que é padrão do IPHAE para prédios tombados. Também oficiar e retornar via processo administrativo o que já está em andamento para que o IPHAE possa absorver essas informações e dar sequência aos trabalhos”, explicou Felipe Mello arquiteto da 9ª CRO.
O prédio da Prefeitura foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado, o IPHAE, em agosto de 1984. Assim que assumiu o governo, a Prefeita, Paula Rubin Facco Librelotto e a Secretária de Obras, Bárbara Vieira Nogueira, informaram ao Instituto a situação do prédio que, visivelmente, apresentava problemas. “Enquanto Secretaria de Obras e Planejamento estamos fazendo esse acompanhamento da equipe da Coordenadoria de Obras do Estado e também de algumas denúncias que já estavam tramitando no IPHAE, de algumas obras que tinham sido encaminhadas e que ainda não estariam com as devidas aprovações”, ressaltou a Secretária.
Toda e qualquer intervenção em edificações tombadas precisa da autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado para ser realizada.

Saia da zona de conforto: faça pós-graduação Unijuí

23 de fevereiro de 2021
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados