Tecnologia que agiliza análises microbiológicas chega ao Unilab da Unijuí - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com ">

Tecnologia que agiliza análises microbiológicas chega ao Unilab da Unijuí

22 de junho de 2022

O Laboratório de Análises Clínicas da Unijuí – Unilab acaba de receber um equipamento que vai permitir que exames, que antes demoravam mais de uma semana para serem liberados, fiquem prontos no tempo de incubação mínimo, ou seja, no máximo em cinco dias. O setor de microbiologia agora conta com um sistema de automação microbiológica, chamado BD BACTEC FX40.

O novo equipamento possibilita análises de líquidos cavitários, de bactérias e fungos no sangue (hemocultura), além de emitir resultados rapidamente. O alto investimento vai diminuir o tempo de espera dos pacientes e, dessa forma, reduzir os riscos de infecção hospitalar.

Outro benefício da nova aquisição é qualificar o estudo e a formação na área da microbiologia aos acadêmicos, proporcionando a ampliação de oportunidades para novas produções científicas na Unijuí. De acordo com a biomédica responsável pelo Unilab, Ana Paula Pustay, o aparelho é capaz de auxiliar logo nas primeiras horas de funcionamento.

“Por exemplo, os casos de sepse (conjunto de manifestações graves em todo o organismo) acontecem quando há bactérias ou fungos no sangue. Isso é muito grave e pode levar a óbito em questão de horas. O equipamento nos propicia desde a primeira hora de incubação poder ter positividade, dando resultado para o médico de qual o microorganismo é o causador e uma sugestão de qual seria uma terapia”, explica.

O Unilab está situado no campus Ijuí, junto ao Complexo 1 da Unijuí Saúde. O espaço realiza análises laboratoriais em materiais biológicos, pesquisando componentes que possuem significado clínico. O contato pode ser feito pelo telefone (55) 3332-0554 ou pelo e-mail unilab@unijui.edu.br.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí

Pós-Graduação Unijuí – Para quem reinventa o amanhã

29 de março de 2022
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados