Últimos dias para se inscrever no Programa de Residência em Medicina da Unijuí - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com ">

Últimos dias para se inscrever no Programa de Residência em Medicina da Unijuí

3 de fevereiro de 2021

Na próxima semana, no dia 11 de fevereiro, encerram-se as inscrições para o Programa de Residência em Medicina da Família e Comunidade, ofertado pela Unijuí em parceria com a Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (Fumssar), na modalidade Pós-Graduação Lato Sensu. Ao todo, são ofertadas 10 vagas, sendo que oito destinam-se ao município de Santa Rosa e duas a Ijuí.

Contando com 5.760 horas/aula, o Programa de Residência busca formar profissionais capazes de manejar problemas de saúde individuais e da comunidade, baseados em metodologias apropriadas e no conhecimento científico, bem como desenvolver, planejar, administrar, executar e avaliar as atividades de saúde.

“A Medicina da Família e Comunidade é uma especialidade em que o médico é preparado para atender as pessoas, independente da faixa etária. Uma das principais características da especialização é que ela está muito focada no cuidado da população, sem aquela separação do prevenir e curar – até porque o médico atua tanto na prevenção quanto no diagnóstico e no tratamento dos pacientes”, explicou o coordenador do Programa de Residência, Luis Antonio Benvegnu, lembrando que o perfil de morbidade, ou seja, de doenças que a população tem, mudou muito nas últimas décadas. Hoje, diante de muitas doenças que não têm cura – como hipertensão, diabetes e artrite – o médico tem importante papel no acompanhamento do sujeito a longo prazo.

“Esse perfil que a gente chama de longitudinalidade, que trata do acompanhamento do paciente ao longo do tempo, exige conhecimento, estratégias, técnicas específicas e de manejo. Pontos que a Medicina da Família e Comunidade trabalha”, reforçou Benvegnu, completando que a maior parte da Residência é realizada nas unidades básicas de saúde, onde o residente acompanha o médico e a equipe, aprendendo todas as técnicas para o cuidado à saúde.

Podem participar da seleção profissionais graduados em Medicina e registrados em seus respectivos conselhos profissionais. Também podem se inscrever candidatos em fase de conclusão do curso, desde que a colação de grau ocorra até o dia 28 de fevereiro de 2021 e que seja possível apresentar, no Núcleo Acadêmico da Unijuí – Campus Santa Rosa, até 15 dias após ter iniciado as atividades do curso de Residência, a inscrição profissional no conselho.

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, no endereço unijui.edu.br/educacao-continuada.

Para além da bolsa do Ministério da Saúde, o município de Santa Rosa oferece bolsa-auxílio no valor de R$ 4 mil e o município de Ijuí oferece duas bolsas-auxílio no valor de R$ 3,5 mil.

Saia da zona de conforto: faça pós-graduação Unijuí

23 de fevereiro de 2021
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados