Ultramaratonista deficiente visual percorre 226km sem auxílio de guia se orientando pelo som do mar – NoroesteOnline.com

Ultramaratonista deficiente visual percorre 226km sem auxílio de guia se orientando pelo som do mar

16 de novembro de 2019
Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

O ultramaratonista e para-atleta Vladmi Virgílio dos Santos, 48 anos, conquistou um recorde mundial neste sábado (16) na Praia do Cassino, em Rio Grande, no sul do Estado. Ele percorreu 226 quilômetros sem o auxílio de guia e se orientando apenas pelo som do mar. O deficiente visual demorou cerca de 48 horas para concluir a prova da Extremo Sul Ultramarathon.

A competição é uma das mais temidas no Estado, pela complexidade de ser realizada à beira-mar, por conta do vento e pelas condições térmicas oferecidas na praia. Nesta edição, foram 41 competidores que disputaram a Ultramaratona. Quinze acabaram desistindo ao longo do caminho. O vencedor foi o português João Oliveira, 41 anos, que demorou pouco mais de 24 horas para completar o percurso.

Natural de Rio Grande, Vladmi Santos já está acostumado a bater recordes e vencer competições. Ele já disputou provas em outros países e em condições também extremas, como no deserto da Jordânia, no Oriente Médio e a Utramaratona do Atacama, no Chile.

Após confirmar o seu recorde, Santos, muito emocionado, informou à organização da prova que gostaria de discursar para os espectadores. Em um breve discurso, ele afirmou que não se sente nenhum “super-herói” ou “alguém de outro mundo”, e motivou outras pessoas a vencerem seus próprios desafios.

— A única coisa que eu quero dizer é para que vocês não desistam nunca. Nada é impossível. Eu sou só mais um cidadão comum e o maior orgulho que eu tenho é deixar de ser coitadinho e me tornar um vencedor — finalizou Vladmi, emocionando a todos que o acompanhavam.

Após o discurso, Vladmi precisou ser atendido por fisioterapeutas e massoterapeutas, por conta de fortes dores nos músculos. Também recebeu soro fisiológico, para se manter nutrido.

Fonte: GZH
Fotos: Thiago Diz

EaD UNIJUÍ – 100% a distância

12 de maio de 2020
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Skip to content