Uma cerimônia realizada na manhã de hoje marcou a inauguração da Unidade do Programa Saúde da Família (USF-16) do Bairro 15 de Novembro, que irá atender também aos moradores do Colonial. Construída com recursos do Ministério da Saúde contou com emenda parlamentar indicada pelo deputado federal Elvino Bohn Gass mais a contrapartida do município. Participaram do evento em torno de 120 pessoas, entre integrantes do Executivo, lideradas pelo prefeito Valdir Heck, do Legislativo, presidentes de bairro, entre outras lideranças e pessoas da comunidade.
As conquistas, que vêm sendo alcançadas pela gestão pública de Ijuí e, consequentemente, pela comunidade, ao longo dos anos, não só na área de saúde, como de resto em diferentes setores foram destacadas pelo prefeito Valdir Heck. “Tudo isso é fruto do trabalho sério e do cuidado com o dinheiro público. A saúde é uma coisa importantíssima como todos sabemos, pois sem ela a gente não consegue trabalhar, não tem ânimo para viver. E esse Posto de Saúde é uma homenagem à vida prolongada. Nós conseguimos investir, fruto da harmonia com nossos representantes dos diferentes partidos”, pontuou.
A USF-16, segundo o secretário de Saúde, Josias de Abreu Pinheiro, atenderá em torno de 2 mil pessoas. “Acreditamos que esse investimento fará a diferença nessa área da cidade. Precisamos que nossos agentes de saúde cheguem junto nas residências, que continuem fazendo o trabalho, fortalecendo cada vez mais o vínculo com a comunidade, junto com a médica 40h que estará atuando junto às famílias, nas residências, sempre que necessário, junto com a equipe de enfermagem”, pontuou.
Também esteve presente à inauguração o deputado federal Elivno Bohn Gass, autor da emenda para construção da USF. Ele parabenizou a Enfermeira Chefe, Catiusa Nehring, que em sua manifestação agradeceu o apoio da comunidade no cuidado com a estrutura e, solicitou a manutenção desse cuidado. “Vamos imaginar que essa aqui é sua casa: quem jogaria uma pedra na sua luz? Mas na cidade pega uma pedra e joga; quem dentro de casa vai pegar um papel ou um toco de cigarro, ou um papelzinho qualquer e joga no pátio, ou dentro da casa? Por que a gente joga, atira pedra ou suja algo que é seu, mas é seu direito e é do meio coletivo? Falta consciência”, acrescentou.