UNIJUÍ: Comunidade tem acesso a mais de 200 mil títulos na Bumom - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com ">

UNIJUÍ: Comunidade tem acesso a mais de 200 mil títulos na Bumom

15 de janeiro de 2021

Não importa a época do ano: um dos locais mais procurados na Unijuí é, com certeza, a Biblioteca Mario Osorio Marques, que dispõe de mais de 200 mil títulos de livros e outros materiais bibliográficos, além de uma ampla estrutura para atender à comunidade. Em 2020, para se ter uma ideia, mesmo com a pandemia de covid-19 e com as aulas acontecendo de forma remota, a equipe registrou uma circulação de cerca de 60 mil empréstimos, renovações e devoluções de livros. Muito se deve às mudanças que também ocorreram no espaço.

“No ano passado, em função da pandemia, a Biblioteca buscou formas alternativas para atender os estudantes, professores e egressos. Desde o fechamento do espaço do acervo por decreto municipal, em março de 2020, o atendimento foi feito nos três turnos do dia, de segunda a sexta-feira, pelo e-mail biblio@unijui.edu.br. Por meio dele, era possível fazer a solicitação e reserva de material. Passamos a trabalhar com horário agendado e com os protocolos sanitários necessários”, explicou Laura Dalpiaz, coordenadora da Bumom.

A pandemia também fez com que a equipe adotasse um sistema de “quarentena de livros”. Ou seja: os livros que chegavam eram separados e assim permaneciam por cinco dias, até que estivessem livres de covid-19, caso tivessem sido infectados. A medida foi adotada para proteger todos os usuários.

Desde 2019, a Biblioteca disponibiliza mais de 18 mil livros eletrônicos a partir das bibliotecas virtuais contratadas – Pearson e Minha Biblioteca. O acesso a esses e-books está sendo feito de forma gradativa, via intranet, e vários cursos já dispõem desse benefício. A Bumom também mantém o repositório institucional online com mais de 6 mil títulos de documentos acadêmicos e e-books autorizados, disponíveis gratuitamente a toda a comunidade via site.

“Além disso, a Bumom é credenciada junto ao Portal de Periódicos Capes, tendo o acesso privilegiado a textos completos, disponíveis em mais de 45 mil publicações periódicas, internacionais e nacionais, e a diversas bases de dados que reúnem desde referências e resumos de trabalhos acadêmicos e científicos até normas técnicas, patentes, teses e dissertações, dentre outros tipos de materiais, cobrindo todas as áreas do conhecimento”, reforçou Laura. Os estudantes e professores da Unijuí podem fazer seu cadastro e usufruir desse benefício. No site da Biblioteca há um vídeo tutorial para o acesso.

Capacitações 

Uma mudança, ocasionada em razão da pandemia, foi o formato das tradicionais capacitações sobre a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e o Portal de Periódicos Capes, que desde abril de 2020 foram feitas via Meet, nas salas de aula virtuais e síncronas dos professores que agendaram esse serviço, sendo mais um benefício para estudantes Unijuí de todos os níveis e campi. A própria Biblioteca também organizou webinários para a comunidade acadêmica interessada, nos meses de maio, agosto e setembro. Ao todo, foram 35 meets, com 1.253 participantes.

Outra novidade da Biblioteca, no ano passado, foi o empréstimo de chromebooks aos estudantes que não possuíam equipamentos para acompanhar o ensino remoto online.

O tempo de isolamento social também possibilitou, pela primeira vez, a participação das bibliotecárias em uma reunião da ABNT, realizada de forma online com pessoas de todas as regiões do Brasil, que tratou sobre a atualização da norma de citação, que deve ser publicada no início do primeiro semestre deste ano.

Saia da zona de conforto: faça pós-graduação Unijuí

23 de fevereiro de 2021
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados