Unijuí e startup firmam convênio para qualificar pesquisas sobre diagnóstico e o tratamento de diferentes doenças – NoroesteOnline.com

Unijuí e startup firmam convênio para qualificar pesquisas sobre diagnóstico e o tratamento de diferentes doenças

9 de outubro de 2020
Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

A Unijuí, por meio do Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS), assinou convênio com a Start Up Pickcells, que desenvolve inovações e tecnologias para uso na área da saúde. A empresa trabalha com inteligência artificial para análise de dados na área de ciências da vida e usa a ciência e a tecnologia para resolver problemas de impacto e democratizar o acesso à saúde.

Segundo o professor Thiago Gomes Heck, coordenador do PPGAIS, o convênio se constitui em uma oportunidade de cooperação técnica, científica, educacional e cultural, entre a pesquisadores e alunos do mestrado do PPGAIS e os pesquisadores da Pickcells. A interação deve promover a modernização e o desenvolvimento de inovações tecnológicas, bem como dar origem a novos projetos, ações, eventos, estágios e intercâmbio.

São intenções do convênio o compartilhamento de dados de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde com a Pickcells e vice-versa, no intuito de, com uso da inteligência artificial e a expertise dos pesquisadores, encontrar soluções e padrões que qualifiquem o diagnóstico e o tratamento de diferentes doenças. Ainda, a cooperação prevê estudos de validação de bioensaios (novos testes para diagnóstico) e o compartilhamento de proposições de inovações tecnológicas.

A empresa parceira já desenvolveu tecnologias para exames de parasitologia, urinálise e hemograma com inteligência artificial e possui uma plataforma de visualização de análises clínicas com capacidade de armazenamento histórico em nuvem. Além disso, a empresa já contribuiu com projetos e inovações, utilizando por exemplo, um microscópio de aquisição de imagens integrado a uma plataforma de Inteligência Artificial para contagem automática de ovos do mosquito da dengue, além de estudos e tecnologias voltadas para o diagnóstico de COVID-19. “Portanto, a interação entre o PPGAIS e a Pickcells pode representar o desenvolvimento de novos estudos e o desenvolvimento de novas tecnologias na área da saúde, envolvendo os alunos de mestrado em Atenção Integral à Saúde”, observa o professor.

Desde o dia 08 de setembro o PPGAIS está com inscrições abertas para a nova turma do Mestrado. Confira todos os detalhes na página do Programa, neste Link.

Vestibular Verão 2021 Unijuí

23 de outubro de 2020
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Skip to content