Unijuí e União das Etnias estabelecem parceria para organizar a Fenadi virtual em outubro – NoroesteOnline.com

Unijuí e União das Etnias estabelecem parceria para organizar a Fenadi virtual em outubro

13 de agosto de 2020
Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Este ano, devido a pandemia da covid-19, Ijuí não terá a realização da principal Feira de Negócios e Cultura da Cidade, a ExpoIjuí/Fenadi, que ocorre todos os anos no parque de Exposições Wanderley Burmann. Isso presencialmente, pois a União das Etnias de Ijuí (UETI) está organizando uma Fenadi virtual, pelo Youtube, de 12 a 19 de outubro. O projeto está sendo desenvolvido em parceria com a Unijuí.

Segundo o produtor cultural da Feira, Francisco Rollof, em entrevista à Unijuí FM, o projeto Fenadi Virtual será uma grande de inovação. “É um projeto ousado, que vai colocar à disposição, não só da comunidade regional, mas também do mundo inteiro, por meio da plataforma YouTube, o trabalho das etnias. Estamos realizando uma parceria histórica com a Universidade, consolidada a partir deste ano com a participação da Secretaria de Cultura de Ijuí”, observa.

Francisco afirma que será enviado Projeto ao Governo do Estado e ao Governo Federal, para que se consiga consiga recursos financeiros para a realização das atividades. “É um desafio este ano: reescrever a história de um evento com mais com 33 anos, com uma base muito sólida de cultura, folclore, tradições e costumes. Mais do que isso, precisamos fazer isto em pouco mais de trinta dias. Com a ajuda da Universidade, que tem uma sistemática fantástica para lidar com este tipo de programação, vamos realizar de forma virtual”, complementa.

Uma reunião de alinhamento das atividades foi realizada nesta terça-feira, dia 11 de agosto, no Centro de Eventos do Campus Ijuí. Segundo o Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, Fernando González, é um projeto que desafia a região e suas instituições, logo a Unijuí não podia ficar fora. “Além disso, o projeto é uma grande oportunidade para nossos estudantes botar a ‘mão na massa’ a partir dos conhecimento específicos de seus cursos. Estudantes de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Design, Arquitetura, Ciência da Computação, Administração, Ciências Contábeis, entre outros, orientados pelos seus professores, vão participar diretamente nas atividades suportes da Fenadi virtual, enriquecendo sua formação. Não é qualquer profissional que pode colocar em seu currículo que fez parte de um projeto dessa complexidade e tamanho”, avalia.

          

Programação

O Movimento Étnico de Ijuí está preparando, em parceria com a Unijuí, uma plataforma diferenciada de atrações, com transmissão ao vivo, em formato talk show. “O evento terá um formato descontraído, que traz aquilo que a Fenadi em sua presencialidade não conseguiria trazer, que é a possibilidade de ter um público diversificado, com pessoas de todos os lugares do mundo, demonstrando as ligações com o Brasil, Ijuí e Rio Grande do Sul”, observa Francisco Rollof.

Além de transmissões diárias, que está previsto para iniciar no dia 12 de outubro, feriado nacional, e ser encerrado em 19 de outubro, feriado municipal, aniversário de Ijuí, a programação também contará com dez salas com conteúdos diversificados, ao vivo ou de forma gravada. Porém, todas as atrações serão transmitidas para a comunidade. “Teremos a possibilidade de interação nas redes sociais, uma novidade muito interessante, além da tradução de idiomas”, salienta o produtor cultural.

Vestibular Verão 2021 Unijuí

23 de outubro de 2020
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Skip to content