Unijuí fortalece relações internacionais com países da América Latina - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com ">

Unijuí fortalece relações internacionais com países da América Latina

28 de novembro de 2020

Do ponto de vista das relações internacionais e considerando a questão da pandemia, a Unijuí experimentou um efeito inverso à reclusão: se reinventou e cruzou as fronteiras do país de forma virtual, fortalecendo as relações com instituições de ensino da América Latina. “Como estamos localizados em um lugar que não é de fácil acesso, sem aeroporto próximo para as pessoas virem ou para irmos para outro lugar, precisamos fazer um investimento alto de tempo para deslocamento. Dessa forma, os eventos online se tornaram a ferramenta para nos relacionarmos com instituições estrangeiras, o que de alguma forma explicitou o quanto são fortes as relações internacionais da Unijuí”, destaca o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González.

Segundo ele, a Unijuí participou de inúmeros eventos internacionais realizados de forma virtual porque as relações da Universidade com esses países pré-existem. “A Unijuí tem se feito presente em muitos eventos da América Latina nestes últimos seis meses, eventos internacionais com a participação de nossos professores têm acontecido de três a quatro vezes por semana”, relata.

Um desses eventos, que foi realizado nesta semana, nos dias 26 e 27 de novembro, foi promovido por uma rede da região noroeste da América do Sul, que envolve universidades comunitárias do norte do Peru, do Equador e grandes instituições da Colômbia, além de uma universidade do México. É um grupo que se reúne anualmente para discutir questões vinculadas à pesquisa e à internacionalização, à qual o professor da Unijuí, Daniel Cenci, tem se vinculado.

De acordo com o vice-reitor, esse evento em particular foi muito interessante, pois conectou a Unijuí de forma mais orgânica com instituições que têm até cem mil alunos, como as duas maiores instituições da Colômbia, por exemplo. “É muito interessante, porque estamos todos passando por um momento bem particular, que é a pandemia, e trocando experiência de como enfrentar os problemas, mas também tirar proveito, como a própria realização do  evento que pôde contar com a participação de professores e estudantes de toda a América Latina de forma virtual”, destaca.

O professor explica que durante o evento participou de duas falas, uma com reitores e pró-reitores de campus, das quais uma das universidades representadas era a Unijuí, discutindo exatamente o impacto da pandemia nas instituições, particularmente os desafios dos próximos meses. Outra foi uma palestra inaugural, na qual tratou do sistema universitário brasileiro e o lugar das universidades comunitárias, buscando a continuidade das parcerias.

Curso com parceria internacional – Outro destaque da Unijuí em 2020 na internacionalização foi a oferta do “Diplomado de Integração Cidadã” numa parceria entre três universidades e o Instituto Social do Mercosul. O Diplomado foi ministrado para mais de cem pessoas do Paraguai, da Argentina, do Uruguai e do Brasil, inclusive com a participação de alunos da Unijuí. “Assim a Unijuí reforça seu lugar de importância e isso sem dúvida favorece as relações com os estudantes, o vínculo com a pesquisa, a possibilidade de trabalhos em cooperação, além disso temos a satisfação de ter a nossa Universidade reconhecida”, ressalta o professor Fernando González.

Vestibular Verão 2021 Unijuí

23 de outubro de 2020
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados