Unijuí: Prática é diferencial no aprendizado da disciplina de Olericultura - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com

Unijuí: Prática é diferencial no aprendizado da disciplina de Olericultura

5 de janeiro de 2021

Disciplinas que têm como característica a prática em campo tiveram que ser totalmente revistas no ano de 2020, como é o caso da Olericultura, do curso de Agronomia, segmento da horticultura que engloba a exploração e produção de legumes, vegetais e hortaliças. Conforme explicou o professor Osório Lucchese, no primeiro semestre, as aulas foram quase que totalmente virtuais. “Fazíamos filmagens, fotos, e postávamos durante algumas aulas. Foi um esforço muito grande, que fez com que percebêssemos a importância das aulas presenciais, práticas, para que os alunos consigam vivenciar, fazer observações e refletir sobre o sistema de cultivo de hortaliças”, explicou.

A disciplina está estruturada em três partes: a primeira é organizada geralmente no período de férias, onde os acadêmicos têm um conjunto de conteúdos básicos para produzir uma proposta de itinerário técnico – ou seja, uma proposta para produção de um sistema de cultivo de hortaliças. Os estudantes se dividem em duplas e são sorteadas culturas, como alface e cenoura, para que eles iniciem o trabalho. “A segunda parte envolve a instalação do sistema de cultivo. Os acadêmicos acompanham todas as etapas do sistema, até a colheita, e em cima disso, fazem a sua própria proposta de itinerário, que é apresentada em um seminário”, destacou o professor.

Na terceira etapa da disciplina, ocorre a sistematização das informações, com a produção de artigos, que são escritos nos moldes do Salão do Conhecimento da Unijuí. “Os estudantes estão sempre aprendendo na prática. A partir dos problemas que vão aparecendo, eles buscam soluções”, comenta Lucchese.

Toda essa parte prática é realizada na Horta Didática da Unijuí, sendo que a produção fica para o Instituto Regional de Desenvolvimento Rural (IRDeR). “O volume não é muito grande. Alguma coisa pode eventualmente ser doada e algumas produções os alunos levam para casa, para mostrar aos pais”, comenta o professor, lembrando que, por semestre, cerca de 10 culturas são estudadas – já que, cada dupla, trabalha uma específica. “Lembrando que toda essa horta que temos é de base agroecológica. Não usamos agrotóxicos. Todos os tratamentos ou controles que precisam ser feitos são realizados com produtos referenciados pela agricultura orgânica, como a utilização de produtos biológicos ou receitas alternativas”, reforça.

 

Vestibular Verão 2021 Unijuí

23 de outubro de 2020
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados