Unijuí realiza o lançamento do Programa Institucional de Iniciação à Docência e do Programa de Residência Pedagógica – NoroesteOnline.com

Unijuí realiza o lançamento do Programa Institucional de Iniciação à Docência e do Programa de Residência Pedagógica

16 de outubro de 2020
Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Na noite desta quinta-feira, 16, a Unijuí realizou o lançamento oficial do Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid) e do Programa de Residência Pedagógica. Na oportunidade a Universidade apresentou as propostas de formação destes dois programas institucionais, que tem o objetivo de qualificar a formação de professores, ambos gerenciados pela CAPES. As atividades serão realizadas com escolas públicas de Ijuí e Santa Rosa, nas redes municipal e estadual, selecionadas a partir de inscrições.

A atividade foi transmitida pelo Youtube da Universidade e contou com a participação da Vice-Reitora de Graduação, Fabiana Fachinetto, da coordenadora do Pibid na Unijuí, Marli Frison, da coordenadora da Residência Pedagógica na Unijuí, Maria Regina Johann, do secretário de Educação de Ijuí, Eleandro Lizot, da coordenadora pedagógica da 36ª Coordenadoria Regional de Educação, Eveline Eberle e da coordenadora pedagógica da secretaria de Desenvolvimento Educacional de Santa Rosa, Themis Helena Patias.

Confira na íntegra o evento de lançamento

             

O Pibid é um programa da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa proporcionar aos discentes dos cursos de licenciatura sua inserção no cotidiano das escolas públicas de educação básica. Para o desenvolvimento dos projetos institucionais de iniciação à docência, o programa concede bolsas aos licenciandos, aos professores das escolas da rede pública de educação básica e aos professores das IES. Segundo o edital aprovado pela Capes, a Unijuí poderá ofertar 48 bolsas para estudantes da Licenciatura e seis bolsas para professores que atuam nas escolas básicas. A seleção ocorrerá por meio de edital, que será divulgado em breve. Neste programa poderá ingressar aquele aluno que tenha concluído menos de 60% da carga horária regimental de curso de Licenciatura que integra o projeto institucional de iniciação à docência.

Já o Programa Residência Pedagógica tem como objetivo desenvolver projetos inovadores, que estimulem a articulação entre teoria e prática nos cursos de Licenciatura, conduzidos em parceria com as redes públicas de educação básica. Neste Programa também serão ofertadas 48 bolsas para estudantes e seis para professores que atuam nas escolas. A seleção também será efetivada por edital. No Programa Residência Pedagógica poderá ingressar aquele estudante que tenha concluído mais de 50% da carga horária regimental de curso.

Vestibular Verão 2021 Unijuí

23 de outubro de 2020
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Skip to content