Unijuí recebe estrangeiros para Prova de Proficiência em Português - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com

Unijuí recebe estrangeiros para Prova de Proficiência em Português

17 de dezembro de 2020

Pessoas de diferentes países – como Itália, Senegal e Rússia, realizaram na Unijuí, na última semana, as provas para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). A Universidade é um Posto Aplicador do exame, produzido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com apoio do Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Ministério das Relações Exteriores.

“O exame é válido para que os estrangeiros possam regularizar a sua vida dentro do Brasil, seja por meio da busca da cidadania brasileira ou da revalidação do diploma”, explicou o professor do curso Letras – Português e Inglês, Anderson Amaral, lembrando que, na Unijuí, o exame é aplicado a partir da Unidade de Educação Continuada.

Geralmente, duas edições do exame são realizadas por ano. Em 2020, em razão da pandemia de covid-19, somente uma acabou acontecendo. “Ofertamos 50 vagas e tivemos a participação de pessoas de diferentes nacionalidades. Essa prova é aplicada em outros países também, no mesmo horário e no mesmo dia. Neste ano, acabamos recebendo muitas pessoas de locais distantes, como Brasília e Roraima, porque as universidades federais estavam fechadas e não aplicaram o exame. Elas atravessaram o Brasil para realizar a sua prova na Unijuí”, explicou o professor, lembrando que as duas provas, escrita e oral, foram aplicadas no dia 8 de dezembro. O resultado será divulgado até o dia 12 de fevereiro de 2021.

Vestibular Verão 2021 Unijuí

23 de outubro de 2020
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados