Unijuí se despede do ex-diretor do MADP, professor Danilo Lazzarotto - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com ">

Unijuí se despede do ex-diretor do MADP, professor Danilo Lazzarotto

16 de janeiro de 2021

É com muito pesar que a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí) informa o falecimento do professor Danilo Lazzarotto (1933-2021), ex-professor da Universidade e ex-chefe do Museu Antropológico Diretor Pestana (MADP). Internado desde o dia 26 de dezembro no Hospital Unimed Noroeste/RS, Lazzarotto faleceu nesta sexta-feira, dia 15 de janeiro, em decorrência da covid-19.

Natural de Veranópolis, onde moravam seus pais, Ambrósio e Erondina, Danilo Lazzarotto mudou-se para Ijuí quando ainda era frei capuchinho – ele deixou a Ordem dos Freis aos 42 anos de idade. Ele deixa a esposa, Maria Ivone Lazzarotto, ex-professora da Unijuí, e três filhas, todas graduadas pela Universidade: Flávia, formada em Direito, Raquel e Daniele, graduadas em Publicidade e Propaganda.

Elo com a educação e a Fidene/Unijuí

Danilo Lazzarotto era licenciado e bacharel em História, além de mestre na mesma área. Mais do que professor, ajudou a fundar o curso de História na Unijuí, conforme lembra a filha, Raquel Lazzarotto. “A história com a Instituição é antiga. O pai contava que ajudou a plantar metade das árvores do campus da Unijuí”, recorda.

Ligado ao Departamento de Ciências Sociais, o professor assumiu, em 1º de abril de 1975, a chefia do Museu Antropológico Diretor Pestana. Em 2016, chegou a receber, em meio a outros grandes nomes, a homenagem de professor sênior pela Universidade.

Autor de diversos livros – como Os Capangas do Coronel, Os Sete Povos das Missões, História de Ijuí, Itaí e sua história, História do Rio Grande do Sul, A presença italiana em Ijuí e Os Lazzarotto;  o professor chegou a ser homenageado em 1996 pelo Município, sendo escolhido patrono da IV Feira do Livro de Ijuí e VII Feira do Livro Infantil, promovidas pelo Sesc e Prefeitura.

Saia da zona de conforto: faça pós-graduação Unijuí

23 de fevereiro de 2021
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados