Unilab ampliou a capacidade de processamento diário de testes de Covid-19 – NoroesteOnline.com

Unilab ampliou a capacidade de processamento diário de testes de Covid-19

14 de setembro de 2020
Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Desde o mês de julho a Unijuí, em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Cisa), implantou na Universidade um novo setor de biologia molecular, dentro do Laboratório Escola da Unijuí, o Unilab, vinculado ao Departamento de Ciências da Vida (DCVida). A partir do espaço são realizados os testes pelo método RT qPCR, com o objetivo de detectar novo coronavírus, após o Consórcio adquirir equipamento e insumos para os exames.

No dia 31 de agosto, um novo equipamento foi adquirido pelo Consórcio e já está em funcionamento no Laboratório, trata-se de um aparelho extrator, complementar ao equipamento já utilizado desde julho. Este novo equipamento ampliou em 3 a 4 vezes o número de testes ao dia para covid-19 no Laboratório da Universidade. Atualmente, a capacidade diária é de cerca de 100 testes para atender aos 41 municípios que compõem o CISA na região. Além disso, a equipe técnica aumentou também a agilidade na liberação dos laudos aos municípios.

Sobre o convênio

Cada município enviou um representante que foi treinado pela Unijuí para a realização dos testes, a gravação desse treinamento também foi disponibilizada às cidades que realizam as coletas. A partir disso os municípios retiram os kits e ficam responsáveis pelas testagens, essas coletas são enviadas ao Unilab, que processa cada amostra e posteriormente faz a liberação dos diagnósticos e laudos.

Os resultados são comunicados às Secretarias e Coordenadorias de Saúde. “Nós temos esse exame como uma notificação compulsória, então precisamos fazer a notificação desses resultados para a Coordenadoria correspondente de cada município. Lembrando que o nosso compromisso maior é contribuir com a saúde de cada um desses pacientes que estão esperando pelos resultados. Além disso, nosso objetivo é contribuir com as autoridades nas tomadas de ações frente à pandemia”, segundo Eliana Dürks, responsável técnica do Unilab.

A realização dos exames na Unijuí impacta também no aprendizado dos estudantes, que se envolvem no processo, a partir do Unilab. “Desde o início foi realizada toda uma modificação, uma ampliação do espaço, tivemos o apoio de vários setores da Universidade, muitos estudantes, estagiários, voluntários e toda equipe que foi formada para atuar nesse setor demonstrou muita dedicação e empenho. Já estamos aptos para começar realizar essas análises. Os nossos estudantes poderão vivenciar e ter essa experiência dentro da Universidade podendo ampliar os seus conhecimentos e enriquecer cada vez mais o seu aprendizado”, destaca Eliana.

EaD UNIJUÍ – 100% a distância

12 de maio de 2020
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Skip to content