Vídeo mostra avião ucraniano sendo atingido por míssil no Irã - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com ">

Vídeo mostra avião ucraniano sendo atingido por míssil no Irã

9 de janeiro de 2020

O voo PS752, que caiu pouco após decolar em Teerã e matou 176 pessoas, teria sido derrubado pelo sistema de defesa aérea do Irã de modo acidental, segundo Canadá, Reino Unido e agentes dos Estados Unidos.

O jornal New York Times divulgou nesta quinta-feira (9) um vídeo que aparentemente mostra um míssil atingindo a aeronave sobre Parand, região próxima ao aeroporto de Teerã onde o avião transmitiu sinais pela última vez. A publicação afirma ter verificado o material.

Conforme o jornal, o vídeo mostra que uma pequena explosão aconteceu quando o míssil atingiu o avião, mas o avião em si não explodiu: continuou voando por alguns minutos e voltou na direção do aeroporto. A aeronave então continuou voando, em chamas, para o aeroporto antes de explodir e bater no solo, segundo mostram outros vídeos verificados pelo The New York Times.

Canadá e Reino Unido dizem ter evidências

Em um pronunciamento nesta quinta-feira (9) o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, afirmou ter informação “de múltiplas fontes, incluídos nossos aliados e nossos próprios serviços”, que “indica que o avião foi derrubado por um míssil terra-ar iraniano”. “Pode não ter sido intencional”, disse, em entrevista coletiva.

Logo após a fala de Trudeau, o premiê britânico Boris Johnson corroborou a fala de seu colega do Canadá: “Existe agora um conjunto de informações de que o voo foi abatido por um míssil terra-ar iraniano. Pode ter sido não intencional “, declarou.

Mais cedo, Trump afirmou que “alguém pode ter cometido um erro do outro lado”.

The New York Times

Fonte: O Sul

Pós-Graduação Unijuí – Para quem reinventa o amanhã

29 de março de 2022
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados