Vigilância orienta sobre cuidados com a alimentação na Páscoa – NoroesteOnline.com

Vigilância orienta sobre cuidados com a alimentação na Páscoa

12 de abril de 2019
Compartilhar
  • 15
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    15
    Shares

Com a aproximação da Páscoa, aumenta o consumo de peixes, chocolates e doces em geral, o Núcleo de Vigilância Sanitária (Visa) está mais uma vez, chamando a atenção dos comerciantes e, também, dos consumidores, para a importância de estar atento ao cumprimento das normas sanitárias. “Durante todo o ano fazemos o trabalho de orientação e fiscalização, mas em datas especiais como a Páscoa, é importante reforçar”, observa a coordenadora Maria Alice Nogara dos Santos.

O objetivo da Visa não é outro, segundo ela, senão o de assegurar aos consumidores, o consumo de produtos alimentícios saudáveis. Além disso, recomenda, também, que ao ir às compras, o consumidor procure por alimentos (frutas e verduras) da época, pois estes tendem a ser mais frescos e saem mais em conta. “Os cuidados com os alimentos devem ser observados desde a compra, preparo e consumo final, evitando as DTA’s”, reitera.

De acordo com Maria Alice, a higiene dos manipuladores de alimentos é fundamental, para oferecer um alimento seguro. “Mas o próprio consumidor também deve estar atento e exigir o cumprimento do seu direito, que é o de pagar por um produto de excelente qualidade, seguro e inspecionado. “O consumidor, inclusive, poderá exigir do comerciante, onde se encontra o Alvará Sanitário, documento que deve ficar exposto em local visível, aos olhos da fiscalização e dos consumidores”, orienta

Conforme salienta a coordenadora Maria Alice, nesta época do ano o consumo de peixes é maior e, por isso, os cuidados também devem ser redobrados desde a compra dos mesmos até a preparação. “As temperaturas continuam elevadas e o perigo de estragar os alimentos é maior”, pontua. De acordo com ela, ao adquirir peixes, o consumidor deve prestar atenção em alguns aspectos como: observar se os mesmos possuem escamas firmes, olhos brilhantes, guelras rosadas e certificado do serviço de inspeção. No caso de peixe congelado, deve estar embalado e com rótulo, e peixe fresco deve estar em bandeja com gelo. Além disso, outros tipos de carnes devem possuir o carimbo de inspeção Sanitária do órgão competente.

Outra orientação da Visa, segundo Maria Alice, diz respeito à conservação de chocolates. “Ovos de páscoa e outros alimentos à base de chocolates, característicos desta época do ano, devem-se estar no período de validade, as embalagens não devem estar rasurada, amassada ou com aspecto de sujidade. É importante observar, também, como estes alimentos estão armazenados, assim como a higiene do local. “Pequenos cuidados podem evitar as DTA’s”, alerta.

Vestibular de Inverno 2019 Unijuí

20 de maio de 2019
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Skip to content