Vivências em sala de aula inspiram TCC do curso de Farmácia - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com ">

Vivências em sala de aula inspiram TCC do curso de Farmácia

3 de agosto de 2022

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é a oportunidade de aprofundar um tema visto em sala de aula e desbravar suas peculiaridades por meio de pesquisas bibliográficas e de campo. Inclusive, foram as experiências vivenciadas no curso de Farmácia da Unijuí que inspiraram a acadêmica Andressa Luana Olbrich na produção da monografia “Fibrose Cística: aspectos genéticos e clínicos, com uma abordagem nas formas de diagnóstico e tratamento”.

De acordo com Andressa, foi uma aula de Biotecnologia que a instigou a conhecer ainda mais sobre a fibrose cística. “Além disso, eu conhecia uma paciente que tinha. Então acompanhei um pouco o processo de tratamento dela e aquilo só me fez ter mais certeza sobre o tema que eu queria falar”, conta.

O objetivo de sua pesquisa foi encontrar os aspectos genéticos e quais eram as mutações ocasionadas pela fibrose cística, também conhecida como doença do beijo salgado. Ela é uma doença hereditária que afeta as células que produzem o muco, suor e sucos digestivos. Essa disfunção faz com que estes fluidos se tornem espessos e pegajosos, aderindo aos tubos, dutos e passagens, gerando risco de vida.

A pesquisa, orientada pela professora Angélica Cristiane Moreira, permitiu expor e listar as formas de diagnóstico existentes e as manifestações clínicas que afetam os pacientes. Além das formas de tratamento mais adequadas, que incluem acompanhamento nutricional, fisioterapia respiratória e tratamento farmacológico.

“Consegui chegar a esse resultado através da revisão de artigos que falavam sobre tais assuntos, concluindo, assim, que o cenário da doença vem mudando muito nos últimos anos e ainda tem muito a mudar, trazendo assim uma melhora na qualidade e na expectativa de vida dos pacientes portadores da doença”, frisa.

Andressa afirma que o sentimento é de muita gratidão pelo processo de evolução pessoal e profissional durante o curso. “Meus planos agora são de continuar correndo atrás dos meus sonhos, conseguir um emprego e poder ajudar as pessoas com tudo que eu aprendi durante a graduação. Sem contar que pretendo continuar estudando e conhecendo mais sobre o ramo farmacêutico”, finaliza.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí

Pós-Graduação Unijuí – Para quem reinventa o amanhã

29 de março de 2022
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados