Abertura oficial da Expo mostra diversidade em movimento – NoroesteOnline.com

Abertura oficial da Expo mostra diversidade em movimento

13 de outubro de 2018
Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

A abertura oficial da ExpoIjuí Fenadi 2018 e demais eventos paralelos da feira, ocorreu quinta-feira, 11 de outubro, no Palco das Etnias. O público foi recebido pelo Grupo Instrumental Yangos, que desde 2005 misturam ritmos como chacarenas, milongas e chamamés com pitadas jazzísticas.

Inúmeros profissionais e empresas estão envolvidos anualmente, fomentando a economia da cultura, tão importante para qualquer município. “Uma das mais importantes feiras de expressão industrial, do comércio, da tecnologia, e do agronegócio do nosso Estado, aliada a um movimento étnico pulsante, que abre caminho e começa a ser reconhecido por mérito e relevância nos quatro cantos deste Brasil Continental”, assim se define a nossa EXPOIJUI FENADI segundo o Presidente da Fenadi e da União das Etnias de Ijuí, Nelson Casarin. São mais de 5 mil pessoas envolvidas no evento, em grande parte, voluntários, que deixam marcas de cultura e trabalho para toda a comunidade.

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Ijuí e da ExpoIjuí 2018, Nilo Leal da Silva, destacou as melhorias da infraestrutura e a importância para o setor de negócios. “A infraestrutura do Parque foi melhorada para receber bem, em primeiro lugar, todos os expositores, de diversas áreas e setores. Isso só foi possível, porque os representantes da ACI souberam escutar as pessoas, escutar os empresários e atender os seus pedidos e anseios”, afirma o presidente.

Nilo ainda comenta que o evento traz a marca das atitudes, das ações e a boa vontade das pessoas de bem do município de Ijuí, e com isso, traz também a marca do desenvolvimento do setor produtivo empresarial, do turismo, na área cultura e na gastronomia, sendo um destaque na região nos últimos 30 anos.

O Deputado Estadual Gerson Burmann, representando a Assembleia Legislativa, afirma que a ExpoIjuí Fenadi se completa. “Carrego a confiança de que àquele que vem a feira, retorna, por aqui as manifestações culturais das nossas etnias, através da música, dança e gastronomia, nós só vamos encontrar aqui na ExpoIjuí Fenadi”.

Já o Secretário de Cultura do Estado, Victor Hugo, declarou Ijuí como Capital da Cultura do Rio Grande do Sul até o dia 21 de outubro. Em sua fala, o Secretário ainda afirma que estar em Ijuí é estar entre amigos. “Sinto que estou de volta a uma terra de amigos. Devo dizer que não é esforço nenhum para um Secretário da Cultura, vir a uma cidade que é plenamente cultura. Aqui está o passado, estão as etnias, estão os trajes, está o sangue daqueles que aqui vieram para essa terra. Por isso declaro que até o dia 21, Ijuí é a Capital Cultural do Estado”.

“Estamos iniciando mais uma ExpoIjuí Fenadi. É dia de alegria, é festa, é cultura, é negócio. Tudo isso é resultado de trabalho. Todos vocês estão vivenciando algo diferente, nós não queremos crescimento individual, mas sim o coletivo de Ijuí, da região e do Rio Grande do Sul”, afirma o Prefeito Municipal Valdir Heck.

Durante a abertura a Rádio Oberá, vinda da Argentina, esteve fazendo a cobertura internacional do evento. Ao fim dos pronunciamentos, as etnias realizaram um espetáculo de integração encerrando o ato de abertura, contando a história de imigrantes que vieram à Ijuí, juntamente com a CIA Cadagy da Unijuí.

Vestibular de Verão 2019 UNIJUÍ

9 de outubro de 2018
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Skip to content