Acadêmicos de Enfermagem realizam simulações realísticas na Unijuí Saúde Complexo 2 - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com ">

Acadêmicos de Enfermagem realizam simulações realísticas na Unijuí Saúde Complexo 2

14 de setembro de 2021

Acadêmicos do curso de Enfermagem da Unijuí realizaram simulações realísticas em um dos três Complexos da Unijuí Saúde. O Complexo 2, utilizado pela turma, fica localizado no prédio recentemente construído na saída do campus, próximo ao Hospital Veterinário.

Os estudantes tiveram três momentos práticos nos dias 13 e 27 de agosto e 2 de setembro. As simulações ocorreram nas disciplinas das professoras mestres Bruna Nadaletti, Catia Matte Dezordi e Sandra Kinalski.

A primeira atividade foi realizada na disciplina “Enfermagem no centro cirúrgico”, onde os acadêmicos  presenciaram a simulação de escovação, paramentação e montagem de mesa no centro cirúrgico. A disciplina é ministrada pela professora Sandra Kinalski.

No dia 27 de agosto, os acadêmicos tiveram a oportunidade de assistir à prática de reanimação de adultos e crianças em parada cardiorrespiratória, com as professoras Sandra Kinalski e Cátia Matte Dezordi. Essa atividade também fez parte da disciplina “Enfermagem no centro cirúrgico”.

O último momento desenvolvido pelos estudantes foi na disciplina “Enfermagem no intensivismo”, ministrada pela professora Bruna Nadaletti. Neste dia, foi desenvolvida a simulação de procedimentos realizados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Segundo a professora Bruna Nadaletti, a simulação realística permite o desenvolvimento de competências que são esperadas na atuação profissional dos enfermeiros. “Práticas como essas possibilitam aos acadêmicos maior segurança para momentos em que a técnica/situação simulada for aplicada ao paciente”, afirma.

A acadêmica Enaie Libardoni Padoim acrescenta que a simulação é muito importante na formação. “Junto com a teoria e os conhecimentos trocados, essas práticas nos deixam mais convictos para atender às necessidades dos indivíduos futuramente,” comenta a estudante.

Enaie ainda explica que as situações que são vivenciadas ajudam a construir um entendimento mais palpável e próximo da realidade. “A interação com os bonecos é incrível. Dessa forma conseguimos ter uma ideia de como será realizar tal procedimento com uma pessoa acordada e conversando conosco”, finaliza aacadêmica.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí 

Saia da zona de conforto: faça pós-graduação Unijuí

23 de fevereiro de 2021
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados