Após trabalho sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos, estudantes realizam Campanha em Três Passos – NoroesteOnline.com

Após trabalho sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos, estudantes realizam Campanha em Três Passos

5 de dezembro de 2018
Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Com o objetivo verificar como a Declaração Universal dos Direitos Humanos tem relevância e influência na comunidade local, os estudantes da disciplina Direito Internacional Público, ministrada pela professora Joice Nielsson no Campus Três Passos, foram desafiados a irem a campo e observarem a realidade do município. Como resultado do trabalho, além da produção e apresentação de materiais sobre o tema, os estudantes se engajaram e lançaram a campanha “Adote um idoso nesse Natal”.

De acordo com a estudante Julia Kerber Alves, que está no quarto semestre do curso, a campanha é fruto de uma das visitas realizadas na comunidade. “Resolvemos visitar asilos e nos deparamos com algumas situações bem tristes. Por isso resolvemos fazer esta campanha, perguntando o que eles gostariam de ganhar neste Natal”, observa.

Além de roupas, os estudantes também estão arrecadando materiais de higiene e alimentos que serão doados aos lares visitados. As doações podem ser feitas até o dia 14 de dezembro, no Campus Três Passos. Confira ao final do texto a lista completa de pedidos.

A atividade é alusiva aos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que ocorre no dia 10 de dezembro. Os estudantes analisaram os 30 artigos do documento e verificarem na comunidade local de que modo aqueles direitos estavam ou não sendo respeitados e vivenciados. “A Declaração é extremamente importante para a nossa sociedade e surge após a Segunda Guerra Mundial. Ela surgiu para assegurar direitos que foram violados nesta Guerra”, observa o estudante Luiz Gustavo Lippi Sarmento.

Segundo a professora da disciplina, Joice Nielsson, “é importante frisar que ela é o documento principal de proteção dos direitos humanos em nível mundial, e a partir dela foram erigidos um complexo de documentos internacionais que vinculam os Estados a se comprometerem na proteção dos mais variados direitos das pessoas, tais como: direitos dos idosos, direitos das crianças e adolescentes, direitos da mulher, direitos dos migrantes, direitos das pessoas com deficiência, trabalho escravo, dentre outros”, avalia.

Pós-Graduação Unijuí

3 de dezembro de 2018
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Skip to content