Artigo: Como os pequenos negócios podem minimizar os impactos do Coronavírus? – NoroesteOnline.com

Artigo: Como os pequenos negócios podem minimizar os impactos do Coronavírus?

23 de março de 2020
Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

*Por Rogério Hansen

Rogério Hansen é Graduado em Administração, especialista em marketing, educador certificado pelo Google For Education e consultor.

Na medida em que os casos de Covid-19 passaram a ser divulgados, os clientes começaram a sumir, as ligações cancelando serviços passaram a ser rotina para os prestadores de serviços e uma dor de cabeça a mais aos pequenos negócios.

Políticas emergenciais esvaziaram espaços públicos como cinemas, academias de ginástica, universidades, escolas e muitos outros estabelecimentos públicos e privados estão fechando as portas e estimulando o afastamento ou o trabalho em home office.

Se você é pequeno empreendedor ou prestador de serviços, certamente já deve ter se perguntado: E agora? como vou pagar as contas? Como meu negócio irá sobreviver?

O que parecia distante, está aqui, aos nossos olhos e o enfrentamento se faz necessário. É um caminho sem volta.

Talvez, a dica mais irônica é a de que precisamos ter calma. Vivemos em um turbilhão de sentimentos e informações que aumentam a nossa ansiedade e o sentimento de incerteza no futuro.

Cada negócio é único, possui suas particularidades e necessidades, mas para tentar ajudar você nessa fase, separei algumas dicas básicas que poderão lhe ser úteis para minimizar os impactos desta crise no seu negócio.

Segurança em primeiro lugar!

Se tem um sentimento que toda essa crise está gerando é o de insegurança. Seus clientes precisam ter clareza dos seus processos e principalmente nas suas ações quanto a segurança de todos (clientes e colaboradores).

Planejamento

Organize seus pensamentos e suas ações. Neste momento é fundamental planejar os possíveis cenários e suas implicações caso a crise se estenda por um período mais prolongado. É recomendado também que os processos de gestão estejam mais integrados, com informações mais limpas, eficientes e de fácil alcance.

Monitoramento

Cerque-se de dados e informações confiáveis, monitores os cenários e hábitos de consumo dos seus clientes. Fique de olho em como o mercado está se movimentando e em como você pode estar presente.

Contribuição

De que forma você e seu negócio podem contribuir? Gere conteúdos, promova produtos e serviços que possam aumentar a segurança das pessoas, doe-se para a causa.

Mantenha contato com o seu cliente

Mesmo que você esteja com o sentimento de abandono, afinal, seus clientes estão sumindo, não faça o mesmo. Mantenha contato com os clientes, mostre empatia e permaneça disponível para resolver os problemas deles. A tecnologia está aí para isso, então venda pelas redes, atenda pela internet e se preciso for vá com segurança ao encontro do seu cliente.

Comunicação

Mantenha seus clientes informados. Use e abuse das ferramentas tecnológicas e seja um multiplicador de soluções e boas notícias.Mantenha informações de contato sempre atualizadas.

Seus clientes precisam saber que você pode manter seu negócio funcionando, com segurança, mesmo quando outros ao seu redor estão sendo atrapalhados por uma crise.

É importante ter em mente que isso tudo vai passar. Quanto antes for a mobilização, antes atingiremos o resultado. As empresas e profissionais que melhor se adaptarem certamente chegarão mais fortes ao final.

Por fim, exercite sua resiliência para sentir-se preparado para gerenciar quaisquer interrupções e para garantir que seus produtos e serviços continuem chegando aos seus consumidores.

Nós vamos superar!

Processo Seletivo EaD Unijuí

28 de janeiro de 2020
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Skip to content