Blog da Sandra: A língua portuguesa e o mercado de trabalho - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com ">

Blog da Sandra: A língua portuguesa e o mercado de trabalho

30 de janeiro de 2019

Por: Sandra Raquel de Faveri

Essa semana recebi uma mensagem de uma ex-aluna. E quer ver um professor feliz é um ex-aluno lembrar dele. Pois bem, essa aluna me procurou para saber o que ela poderia ler, pois estava com muitas dificuldades no atual trabalho, pois precisa escrever muito e sentia que seu vocabulário estava “pobre”. Falou ainda que sentia falta das aulas de Língua Portuguesa.

Foi então que aproveitei o “gancho” para explicar que a Língua Portuguesa é disciplina básica de aprendizagem na escola. Arrisco a dizer que o Português faz parte de nossa rotina diária. A todo instante estamos em contato com a escrita, com a fala, com a interpretação de situações diárias. E, mesmo que muitos digam que é “difícil” ou que as “regras” são complexas demais, o Português tem como objetivo auxiliar na aprendizagem e compreensão da escrita, da oratória e, principalmente na comunicação dos falantes da língua.

Muito mais que estudar ou aprender a escrever o básico, o domínio da Língua Portuguesa pode ser um fator positivo no mercado de trabalho atual. Dominar nossa língua mostra (e comprova) o quanto somos cultos e o quanto estamos atualizados em relação ao que as empresas procuram em seus profissionais. Uma coisa é certa: as empresas, atualmente, não procuram profissionais que não possam lhe agregar algo a mais. E o fato de saber o que escrever e o que dizer, se fazendo entender, já é meio caminho andado.

Em outras palavras isso mostra que, quem tem domínio da língua materna, pode solucionar problemas com mais clareza e apresentar soluções com mais criatividade e objetividade. Sem dúvida alguma essa postura proativa com a língua abre caminhos e possibilidades amplas no que se refere a contatos profissionais e futuras contratações.

Importante destacar que desde a maneira de expressar-se em uma entrevista até a redação do “Curriculum Vitae”, o domínio da Língua Portuguesa é um fator determinante na seleção de candidatos. Isso por que no meio corporativo, a comunicação acontece a todo instante, seja no atendimento ao cliente, seja ao telefone, por carta ou por e-mail. E todos esses contatos necessitam de um bom conhecimento da língua materna para que a comunicação seja feita com sucesso.

Podemos imaginar um profissional com muitos cursos, altamente qualificado e graduado e que no momento de uma entrevista não sabe ressaltar os seus conhecimentos. Claro que cursos de qualificação são muito importantes, pois o mercado de trabalho busca os melhores. No entanto, além da especialização, hábitos de leitura, bom vocabulário e texto próprio fazem toda a diferença na hora de ingressar ou crescer na profissão escolhida. E isso somente será possível com o domínio da Língua Portuguesa.

 

Pós-Graduação Unijuí – Para quem reinventa o amanhã

29 de março de 2022
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados