Blog da Sandra: A semana do livro e do incentivo à leitura - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com ">

Blog da Sandra: A semana do livro e do incentivo à leitura

29 de abril de 2019

Na semana que passou (22 à 26 de Abril de 2019), em todas as escolas estaduais do Rio Grande do Sul comemorou-se a “Semana do Livro e Incentivo à Leitura”. Nesses dias as escolas prepararam atividades especiais com o intuito de propiciar aos seus alunos o contato com a leitura nas mais diversas formas.

E no quesito criatividade as escolas deram um show. Atividades como saraus, teatros, declamação de poemas, piqueniques, mateadas, rodas de capoeira, soletrando, músicas, possibilitaram que os alunos (da Educação Infantil ao Ensino Médio) estivessem em contato com a leitura.

Todos sabemos que a leitura pode acontecer em vários lugares: em casa, no trabalho, no ônibus, em consultórios médicos, nas ruas… A leitura é um exercício individual. Porém, é a Escola que tem a capacidade e o objetivo de criar e recriar o hábito da leitura em seus alunos. A Escola é o espaço da leitura, por excelência. É nesse espaço que podemos sentir que o individual passa ao coletivo. Mesmo em poucos dias, os alunos e a comunidade escolar puderam sentir que a Escola está na luta para formar leitores, futuros cidadãos atuantes no espaço onde vivem.

Precisamos destacar também que a “Semana do Livro e Incentivo à Leitura” é importante, na medida que vivemos em um momento onde as tecnologias dominam. Competindo com a internet, com a televisão, com os jogos virtuais e redes sociais, o livro, na maioria das vezes é deixado de lado.

E a importância do livro para formação do ser humano é indiscutível. O livro desempenha um papel importante na vida e na formação do ser humano, pois através dele nos tornamos mais sensíveis ao mundo e capazes de entender nossas próprias reações. O livro incrementa a missão de educar, pois fornece às crianças informações, lazer, cultura, propiciando ao leitor elaborar seu próprio conhecimento, enriquecer seu vocabulário, facilitar a escrita, agilizar o raciocínio e aguçar a imaginação. Assim, ao incentivar a leitura, se está deflagrando um movimento para desenvolver pessoas críticas, participativas, criativas e preparadas para construir a nação do futuro.

Nessa semana que passou, pode-se perceber que a leitura ainda respira, mesmo em meio a tantas inovações tecnológicas que tiram a atenção das nossas crianças e dos nossos jovens. Ver crianças e adolescentes se interessando e ainda se encantando com livros é estimulante.  Obrigada aos alunos, professores, familiares, comunidade escolar, amigos da escola que ajudaram a abrilhantar o sucesso dessa semana em todas as escolas do Rio Grande do Sul.

Pós-Graduação Unijuí – Para quem reinventa o amanhã

29 de março de 2022
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados