Campanha “Máscara Roxa” visa dar suporte para mulheres vítimas de violência doméstica – NoroesteOnline.com

Campanha “Máscara Roxa” visa dar suporte para mulheres vítimas de violência doméstica

11 de agosto de 2020
Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Nesta terça-feira, dia 11, foi lançada, em Ijuí e região, a Campanha “Máscara Roxa”, coordenada pelo Comitê Gaúcho Impulsor do Movimento ElesPorElas/HeForShe, da ONU Mulheres. A Reitora, professora Cátia Nehring e a professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Direitos Humanos e do curso de Graduação em Direito da Unijuí, Joice Nielsson, participaram da atividade de lançamento, realizada de forma online.

Com a iniciativa, proposta pelo deputado Edegar Pretto,  às mulheres vítimas de violência doméstica poderão denunciar casos de agressões nas farmácias que tiverem o selo “Farmácia Amiga das Mulheres”, durante o período de isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus. Ao chegar na farmácia, a mulher deve pedir a máscara roxa, que é a senha para que o atendente saiba que se trata de um pedido de ajuda. O profissional dirá que o produto está em falta e pegará alguns dados para avisá-la quando chegar. Após, o atendente da farmácia passará à Polícia Civil as informações coletadas, via WhatsApp, para que o órgão tome as medidas necessárias. O  Comitê Gaúcho Impulsor do Movimento ElesPorElas/HeForShe é coordenado por Karen Lose.

Os atendentes estão recebendo capacitação online para o procedimento e para garantir a segurança da vítima. A campanha se inicia um uma rede voluntária instalada na maioria dos municípios gaúchos, mas está aberta para novas adesões de farmácias interessadas em participar. Será disponibilizado pela campanha um vídeo de orientação aos atendentes, para ser enviado por Whatsapp ou email, com as orientações.

A campanha da Máscara Roxa é uma parceria entre o Grupo RBS, Agência Moove, Governo do Estado, Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, Polícia Civil, Brigada Militar, Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos, Cladem – Comitê Latino-Americano e do Caribe para a Defesa dos Direitos da Mulher e diversas Redes de Farmácias. Ela tem por objetivo ampliar os locais onde as mulheres possam pedir ajuda em caso de violência de gênero durante a pandemia de Covid 19.

             

Vestibular Verão 2021 Unijuí

23 de outubro de 2020
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Skip to content