Cidade Inteligente é debatida na Estação de Cultura em Ijuí - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com ">

Cidade Inteligente é debatida na Estação de Cultura em Ijuí

4 de junho de 2019

Com a presença de aproximadamente 150 pessoas, entre secretários de governo, prefeito, vice, reitoria e professores da Unijuí, vereadores representantes do Exército, Brigada Militar e demais autoridades, empresários, imprensa e comunidade em geral foi realizado um evento no auditório da Estação de Cultura, na manhã desta terça-feira, 4, onde foi debatido sobre cidade inteligente, ou Smart Cities.

O prefeito Valdir Heck falou sobre os desafios de tornar um município em cidade inteligente, e para isso citou alguns exemplos que já vem sendo utilizado em Ijuí e outros que serão implementados, para isso, contou com a participação dos secretários de Cultura, Esporte e Lazer,  Obras, Saúde e Educação, os quais falaram brevemente sobre os investimentos em cada pasta no setor tecnológico que viabilizam prioritariamente a qualidade de vida da população.

O professor doutor em engenharia elétrica Maurício de Campos, docente da Unijuí, foi o convidado principal para falar sobre o tema. Campos contou um pouco sobre a evolução tecnológica ao longo do tempo e como ela vem evoluindo, cada vez mais rapidamente. Campos destacou que estamos perto de termos boa parte dos serviços automatizados, mas também enfatizou que cidades inteligentes se fazem também com pessoas inteligentes, quando destacou que Ijuí figura entre 50 melhores cidades em índice educacional.

Campos também falou sobre os desafios do futuro e o que temos que planejar para que a cidade possa se tornar uma Smart City no futuro, tendo em vista principalmente que a maioria da população vai viver por mais tempo e a tecnologia tem que ser aliada da população. O professor também mostrou como funciona uma Smart City em diferentes áreas, como na Governança, Urbanismo, Meio-Ambiente, Energia, Saúde, Educação, Segurança, Tecnologia, Empreendedorismo e Economia.

Cidades Inteligentes: Smart Cities são sistemas de pessoas interagindo e usando energia, materiais, serviços e financiamento para catalisar o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida.  Esses fluxos de interação são considerados inteligentes por fazer uso estratégico de infraestrutura e serviços e de informação e comunicação com planejamento e gestão urbana para dar resposta às necessidades sociais e econômicas da sociedade. De acordo com o Cities in Motion Index, do IESE Business School na Espanha, 10 dimensões indicam o nível de inteligência de uma cidade: governança, administração pública, planejamento urbano, tecnologia, o meio-ambiente, conexões internacionais, coesão social, capital humano e a economia.

Fotos: Paulo Martins

 

EAD Unijuí 2023 | Conectando Futuros

2 de março de 2023
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados