Competição de curtas brasileiros no Festival de Gramado terá temáticas indígena, negra e LGBT - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com ">

Competição de curtas brasileiros no Festival de Gramado terá temáticas indígena, negra e LGBT

15 de agosto de 2018

A competição de curtas-metragens do 46º Festival de Cinema de Gramado terá temáticas que destacam a diversidade neste ano. A maioria dos 14 concorrentes apresentam reflexões sobre indígenas, negros e a população LGBT. Segundo a comissão de seleção são olhares sobre “grupos que nem sempre tiveram espaço e visibilidade”.

A violência contra transexuais está presente no documentário paulista “Estamos Todos Aqui” , de Chico Santos e Rafael Mellim, e na ficção “Apenas o Que Você Precisa Saber Sobre Mim” de Santa Catartina, de Maria Augusta V. Nunes.

Já o documentário “Majur”, de Rafael Irineu, apresenta o universo LGBT e o indígena, ao enfocar o protagonista, que é chefe de uma aldeia no interior de Mato Grosso.

De acordo com a organização, para ter um panorama da diversidade brasileira a seleção traz filmes das regiões sul, sudeste, centro-oeste e nordeste.

Cinco curtas são dirigidos por mulheres e a representatividade também está entre as protagonistas, como em “À Tona” do Distrito Federal, de Daniela Cronemberger e do gaúcho “Catadora de Gente”, de Mirela Kruel. Já o curta maranhanse em “Aquarela” de Thiago Kistenmacker e Al Danuzio é uma ficção baseada em fatos reais que narra a história de Ana, que precisa manter a família e suportar o medo enquanto o marido está na cadeia.

A comissão dos curtas brasileiros foi formada por: Camila de Moraes, diretora; Karine Emerich, produtora e diretora; Sérgio Fidalgo, ator e produtor; Stephen Bocskay, professor e escritor; e Tatiana Sager, produtora e diretora.

O 46º Festival de Cinema de Gramado será realizado de 17 a 25 de agosto na cidade da Serra do Rio Grande do Sul.

Fonte: G1 RS

EAD Unijuí 2023 | Conectando Futuros

2 de março de 2023
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados