Encontro de formação envolve equipes dos Caps de Ijuí – NoroesteOnline.com

Encontro de formação envolve equipes dos Caps de Ijuí

23 de julho de 2019
Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

O Centro de Atenção Psicossocial (Caps II) Colmeia recebeu equipes das outras unidades Caps Colmeia, Caps AD II e Caps Infantil para o 1º Encontro de Formação Intercaps. A iniciativa teve o objetivo de colocar em foco o tema: Suicídio, pela importância da abordagem, pois, esse assunto ainda é considerado tabu para muitas pessoas. “Precisamos discutir sobre o suicídio, trabalhar na busca da prevenção, devido ao elevado número de pessoas, que o cometem não só no nosso Estado, mas também no país e no mundo todo”, pontua a coordenadora do Programa Saúde Mental e do Caps II Colmeia, assistente social Daiana Quadros.

Encontro de formação envolve equipes dos quatro Caps de Ijuí

A formação seguiu a seguinte sistemática: na primeira parte dos trabalhos, o psiquiatra Bruno Guidolin fez uma explanação sobre o tema, apresentando dados estatísticos, pessoas com mais propensão ao suicídio, possíveis causas, sintomatologia e sinais que as mesmas podem emitir quando não estão se sentindo bem, como ajudar a pessoa sob risco de suicídio e tratamento, entre outros temas; na sequência, a psicanalista Iza Maria de Oliveira coordenou a exibição do vídeo Aceleração e Depressão, palestra realizada pela psicanalista Maria Rita Kehl, no programa do Café Filosófico CPFL Cultura. “Neste vídeo, Maria Rita aborda questões da dimensão do tempo em nossa contemporaneidade e o aumento das depressões, considerando que a aceleração que marca a vivência temporal do sujeito contemporâneo desvaloriza a vida psíquica, produzindo justamente o sentimento de vazio interior que caracteriza as depressões. Elementos que, pode-se considerar, estabelecem relação com o suicídio”, conta Daiana.

Encontro de formação envolve equipes dos quatro Caps de Ijuí

Após as apresentações, foi realizada uma reflexão sobre a temática do encontro, bem como sobre a importância deste tipo de atividade para a qualificação dos profissionais. A ideia, segundo a coordenadora do Programa de Saúde Mental, é dar sequência ao trabalho iniciado com a realização desse encontro. O próximo deverá ter como lugar o Caps Infantil, em data a ser definida.

EAD UNIJUÍ

31 de julho de 2019
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Skip to content