Equipe de Engenharia Elétrica da Unijuí vence desafio envolvendo sete países - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com ">

Equipe de Engenharia Elétrica da Unijuí vence desafio envolvendo sete países

23 de novembro de 2021

A equipe Rua da Lulu, integrada por estudantes e professor do curso de Engenharia Elétrica da Unijuí, foi a vencedora do 8º Desafio Modelagem Matemática e Computacional ESSS & Bosch – que teve como intuito estimular o intercâmbio de informações e conhecimentos entre a indústria e a comunidade acadêmica. Com alcance em toda a América Latina, a competição envolveu 312 estudantes, em 104 equipes, representando 68 universidades e sete países.

A equipe da Unijuí foi integrada pelos acadêmicos Gustavo Eckhardt e Leonardo Luan Moreira Serpa Sá, e o professor João Manoel Lenz, do curso de Engenharia Elétrica e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Modelagem Matemática e Computacional da Universidade, membro do Grupo de Automação Industrial e Controle (GAIC).

“O desafio foi muito complexo e trazia um problema real de engenharia aplicada. Foram pouco mais de três meses de muitas atividades, encontros duas vezes por semana e até em alguns sábados e domingos. A organização do evento divulgou que foram 104 equipes participantes e, destas, somente oito conseguiram terminar o desafio e entregar uma solução, e a nossa foi julgada como vencedora”, explica o professor João Manoel Lenz.

O docente acredita que o mérito se deve ao fato de a equipe ter apresentado uma solução valorizada pela indústria: com o mínimo de custo e modificações do projeto inicial com o máximo de desempenho possível, atendendo a todos os critérios do projeto. “Para isso, gastamos bastante tempo estudando técnicas diferentes e aumentamos a complexidade do projeto, o que resultou em uma solução robusta e de fácil implementação”, explicou. A equipe vencedora recebeu troféu e 1500 dólares em dinheiro.

“O desempenho da equipe foi sensacional e, claro, estou feliz pela vitória. Mas, mais feliz ainda pelo envolvimento dos estudantes e por ter conseguido despertar a importância do processo de Pesquisa & Desenvolvimento neles, que serão a futura geração da Engenharia”, completou o professor.

 

Vestibular Unijuí 2022

14 de outubro de 2021
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados