Ernani Polo participa de videoconferência com Secretaria Estadual do Planejamento e Prefeitura de Ijuí, para tratar de imóvel para implantar Centro Administrativo municipal - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com ">

Ernani Polo participa de videoconferência com Secretaria Estadual do Planejamento e Prefeitura de Ijuí, para tratar de imóvel para implantar Centro Administrativo municipal

4 de março de 2021
Nesta quinta-feira (4), a reversão da doação de um terreno ao DAER pelo o município de Ijuí foi pauta de videoconferência, intermediada pelo deputado Ernani Polo, da qual participaram o secretário estadual de Planejamento, Governança e Gestão, Cláudio Gastal e o secretário municipal de Planejamento e Regulação Urbana, Chico Ortiz, representando o prefeito, Andrei Cosseti.
De acordo com o secretário municipal, Ijuí é um município de 90 mil habitantes. Portanto, um polo regional de saúde, educação, prestação de serviços, comércio, imobiliário e agropecuário. Esta demanda crescente exige que o município tenha todas as secretarias de governo em um único prédio, gerando agilidade, economia e dinamismo.
“Há muitos anos, existia um imóvel para este fim. Tínhamos um prédio com apenas uma parte ocupada pela prefeitura e a outra parte acabou sendo doada ao DAER. Porém, com o passar dos anos, a cidade foi crescendo e se desenvolvendo, e agora vemos esta necessidade diante de nós: a unificação dos órgãos que integram o poder executivo facilitariam muito o fluxo de trabalho e também proporcionariam mais conforto e rapidez aos ijuienses. Além do fato de que o DAER não mais utiliza a área em questão”, explica o secretário Chico Ortiz.
A ideia de criar um centro administrativo surgiu em 1997 e a atual gestão pretende retomar a demanda devido à cobrança da população: “Somos muito cobrados pelos munícipes por perceber que cidades menores que Ijuí já contam com excelentes centros administrativos, que geram mais economia à prefeitura, inclusive”, justifica.
O deputado Ernani Polo corroborou com a fala do secretário, acrescentando que o paço municipal de Ijuí é bastante antigo, além de ter passado por uma série de reformas, o que obrigou a prefeitura a alugar, comprar e permutar imóveis para acomodar as 15 secretarias do município. “Tudo isso acaba sendo muito mais oneroso, em função do deslocamento e de uma série de dificuldades devido ao fato de não haver todas as secretarias funcionando em um centro administrativo”, salienta Ernani Polo.
“Esta situação pode ser observada desde o tempo que meu pai foi vereador, em 1993, bem como seguiu em foco quando prefeito em 1997 . Nesta época ele já sinalizava a importância de Ijuí ter um centro administrativo, no qual o cidadão devesse chegar e, em um só local, ter todas suas demandas e necessidades atendidas”, argumentou Chico Ortiz.
O secretário Gastal, após ouvir a demanda e conversar com sua assessoria, manifestou que dará encaminhamento, junto ao DAER, para que a reversão da doação do terreno seja efetuada com a maior celeridade possível.

Saia da zona de conforto: faça pós-graduação Unijuí

23 de fevereiro de 2021
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados