Escorpiões são encontrados na zona norte da cidade de Ijuí - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com ">

Escorpiões são encontrados na zona norte da cidade de Ijuí

31 de janeiro de 2019

Moradores do bairro Storch, principalmente da rua Santos Beal e arredores, estão registrando o aparecimento de escorpiões em suas casas e terrenos.

Na região de Ijuí os escorpiões com maior incidência são os “amarelos” e os “pretos”. O primeiro deles aparece geralmente nas áreas urbanas e o preto nas áreas rurais. O Amarelo é mais venenoso e pode matar um humano adulto se não receber os primeiros socorros rapidamente.

Foram encontrados pelo menos seis escorpiões nas residências do bairro Storch.

Lagartixas costumam se alimentar de escorpiões e pode ser uma saída para combater o aracnídeo. Para evitar o aparecimento de escorpião em seu quintal, é recomendado manter o pátio limpo e a grama aparada. Verifique lençóis antes de deitar, feche janelas e portas principalmente à noite quando o animal costuma sair par as e alimentar. Coloque telas em lugares por onde o escorpião pode passar.

FOTO PRINCIPAL: Escorpião capturado por moradores do bairro Storch/Crédito: Caçadores de Notícias

IMPORTANTE

  • Jamais pegue um escorpião com mãos nuas para não ser picado.
  • Não pise sobre um escorpião em uma tentativa de amassá-lo com os pés. Você será ferroado.
  • Como o escorpião possui um exoesqueleto grosso, é preciso um material duro para matá-lo por esmagamento. Inseticidas geralmente não fazem efeito no animal.

ESCORPIÃO AMARELO

É a espécie de escorpião que causa mais acidentes. Possui hábitos intradomiciliares. Seu veneno é perigoso para a saúde humana, agindo no sistema nervoso da vítima. A picada provoca dor intensa no local atingido e se amplia por todo o corpo. O indivíduo fica sensível a qualquer toque no corpo. Age, principalmente, na região do bulbo, que controla a respiração. Por isso a vítima pode ter parada respiratória se não for atendida rapidamente.

Tamanho: Até 7 cm de comprimento
Cor: Cauda amarela e tronco marrom
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Arachnida
Ordem: Scorpiones
Família: Buthidae
Espécie: Tityus serrulatus

DIETA: Os escorpiões se alimentam de insetos, outros aracnídeos como as aranhas, pequenos mamíferos e aves. Pode praticar o canibalismo.

HABITAT: O seu habitat natural é o cerrado, mas ele se encontra também em centros urbanos.

IMPACTO: O veneno do escorpião amarelo é um dos mais perigosos para a saúde humana. É importante não ter contato com o animal.

PREVENÇÃO: Manter a moradia sempre limpa, se livrar de entulhos e lixo acumulado, evitar deixar frestas e buracos abertos.

ESCORPIÃO PRETO

Os escorpiões pretos causam acidentes frequentes nas áreas rurais. Não são animais tão agressivos se comparados a outras espécies. De início o animal foge, porém se o incômodo de um humano persistir, podem picar. Seu veneno é menos perigoso do que o do escorpião amarelo.

Tamanho: Varia de 5 a 7 cm
Cor: marrom escuro e claro
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Arachnida
Ordem: Scorpiones
Família: Buthidae
Espécie: Tityus bahiensis

DIETA: A alimentação do escorpião preto costuma ser de insetos como baratas e grilos, aracnídeos como aranhas e larvas de insetos.

HABITAT: Possuem hábitos noturnos e se escondem durante o dia entre madeiras e pedras. Não gostam de luz. Preferem ambientes úmidos como os encontrados nas matas.

IMPACTO: O veneno do escorpião preto age no sistema nervoso, mas não possui tanto perigo quanto o do escorpião amarelo.

PREVENÇÃO: Evitar umidade no local, limpar de maneira constante o seu ambiente, reparar buracos e frestas que possuem conexão com ambiente externo.

EAD Unijuí 2023 | Conectando Futuros

2 de março de 2023
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados