Estrutura do “Canal” preocupa moradores em Ijuí – NoroesteOnline.com

Estrutura do “Canal” preocupa moradores em Ijuí

9 de janeiro de 2019
Compartilhar
  • 440
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    440
    Shares

O “canal” como é conhecido popularmente a estrutura da avenida Pinheiro Machado em Ijuí, em alguns trechos, está em estado precário de conservação. Tanto, que a estrutura de ferro que sustenta o piso do canal sobre o arroio Moinho, em alguns pontos se romperam e o concreto cedeu tanto, que dá até para escutar e ver a água correndo no túnel.

O Demei já divulgou que vai retirar os postes de ferro que se localizam sobre o concreto para diminuir o peso. Porém , passados quase três décadas da construção que criou o canal, os moradores da avenida reclamam que o local praticamente nunca recebeu manutenção na parte de concreto. Fato vem sendo amplamente divulgado pelo vereador César Busnello desde 2016, pelas redes sociais e na Câmara de Vereadores, em função do perigo que representa uma possível queda da estrutura dentro do túnel onde corre as águas do arroio Moinho.

Até os final dos anos 80 a avenida Pinheiro Machado era de calçamento e o canal era aberto. O arroio já possuía estrutura de concreto onde a água corria, porém eram jogados muitos objetos no local e acidentes eram registrados, inclusive quedas de veículos dentro do arroio.

No entanto, agora, o temor dos moradores é justamente pelas partes que cederam o concreto e estão demarcadas pela prefeitura, com blocos de concretos, para que as pessoas evitem cruzar pelo local mesmo a pé. “Nós realmente não sabemos se o local pode ou não cair. Os cabos de aço estão rompidos, então como o concreto está se sustentando. É um perigo, todos os dias tem pessoas caminhando e crianças brincando sobre o canal”, resumiu um morador. Não há previsão para que obras de reestruturação do canal sejam realizadas pela prefeitura. Em 2011 também foi realizada uma inspeção no canal. Na época o engenheiro da prefeitura, neri Schimidt disse que “estão sendo realizados os testes de dureza do canal, que verifica a resistência da estrutura do mesmo. O objetivo da ação é avaliar a situação da obra de quase 20 anos”.

Fotos: Paulo Martins

 

Plano de Desenvolvimento Institucional Unijuí

30 de junho de 2019
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Skip to content