Fundadores da Unimed Noroeste são homenageados – NoroesteOnline.com

Fundadores da Unimed Noroeste são homenageados

27 de agosto de 2019
Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Trajetórias profissionais que se confundem com a própria história da Medicina em Ijuí. Profissionais que representam muito para entidades e toda a classe médica. Vidas dedicadas à vocação de cuidar. Contextos que definem parte da carreira dos médicos Bruno Whays, Miréia Simões Pires Whays, José Obara e Gastão Costa Rossetto, homenageados em evento na sexta-feira, 23, promovido de forma conjunta pela Associação Médica do Noroeste (Amen), Unicred Ijuí e Unimed Noroeste/RS, cooperativa da qual foram fundadores.

Bruno Whays – Há quase 60 anos atuando em Ijuí, o cardiologista Bruno Whays foi o primeiro presidente da Unimed Noroeste/RS, cargo que ocupou por quase 20 anos. A implantação do cooperativismo médico em 1971 evidenciou características marcantes como a ousadia, a visão de futuro e o comprometimento com a valorização da classe. “O doutor Bruno tem enorme contribuição na história de nossa Unimed e assumiu como sua a bandeira do cooperativismo médico na região, inclusive, percorreu cidades do Rio Grande do Sul estimulando a criação de outras cooperativas”, lembrou o presidente do Conselho de Administração da Unimed Noroeste/RS, Reimar Bock, ao entregar placa de reconhecimento.

Ao também homenagear o colega de profissão, o presidente da Unicred Ijuí, Samir El Ammar, definiu o cardiologista como “metódico e exemplo no atendimento ao paciente”. Retratou-o como um acadêmico voraz pelo saber, sempre na primeira fila dos congressos, mesmo aqueles que não eram de sua especialidade. Citou que são poucas as famílias que não têm um integrante que tenha sido atendido por Bruno Whays no município. “Ele representa o passado e o futuro da Medicina. Tem um brilho incomparável”, finalizou o médico Samir El Ammar. “Sempre fui um apaixonado pela Medicina”, reconheceu Bruno Whays.

Miréia Simões Pires Whays – Esposa de Bruno, Miréia Simões Pires Whays atuou na área de Ginecologia e Obstetrícia. “A vinda da ‘doutora’ foi inovadora, não só por ser mulher médica, o que era raro na época, mas por revolucionar o atendimento ginecológico, trazendo novidades como o uso do colposcópio e do miocroscópio em consultório”, recapitulou a médica e conselheira de Administração da Unimed Noroeste/RS, Marília Thomé da Cruz, ao homenagear a colega de especialidade. Além de competente, dedicada e estudiosa, Marília fez referência aos demais papéis de Miréia: “Ela mostrou que podia conciliar os ofícios de mãe, esposa e profissional e até ter um tempinho para se dedicar à política médica”.

José Obara – Especialista em Oftalmologia e Otorrinolaringologia, José Obara foi também muito reconhecido em sua trajetória no município pela atuação como Anestesia. Gentileza, educação e competência marcaram sua atuação como médico, conforme evidenciou a presidente da Amen, Martha Fonseca da Silva e Silva, ao homenageá-lo. “Em resumo, um verdadeiro ‘gentleman’. Assim definimos o nosso querido colega”, resumiu a médica.

Gastão Costa Rossetto – O quarto homenageado foi o médico Gastão Costa Rossetto, que por motivos particulares não pôde estar presente. O cirurgião e clínico geral compôs o grupo de primeiros integrantes da Unimed Noroeste/RS, tendo ingressado em 20 de outubro de 1971, data de fundação.

Vestibular de Verão UNIJUÍ 2020

30 de setembro de 2019
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Skip to content